FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

4ª-feira, 03 de Agosto, 18ª Semana Tempo Comum

18º SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde - Ofício do Dia da 2ª Semana)

Primeira Leitura: Jeremias 31,1-7

Leitura do Livro do Profeta Jeremias: 1Naquele tempo, diz o Senhor, serei Deus para todas as tribos de Israel, e elas serão meu povo. 2Isto diz o Senhor: Encontrou perdão no deserto o povo que escapara à espada; Israel encaminha-se para o seu descanso. 3O Senhor apareceu-me de longe: Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia.

4De novo te edificarei, serás reedificada, ó jovem nação de Israel; de novo teus tambores ornarão as praças e sairás entre grupos de dançantes.

5Hás de plantar vinhas nos montes de Samaria; os cultivadores hão de plantar e também colher. 6Virá o dia em que gritarão os guardas no monte Efraim: Levantai-vos, vamos a Sião, vamos ao Senhor, nosso Deus. 7Isto diz o Senhor: Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Salmo Responsorial ( Jr 31 )

REFRÃO: O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: Quem dispersou Israel vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho! – R.

— Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor. – R.

— Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra. – R.

Evangelho: Mateus 15,21-28

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio! 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós. 24Jesus respondeu: Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel.

25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: Senhor, socorre-me! 26Jesus lhe disse: Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos. 27A mulher insistiu: É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos! 28Diante disso, Jesus lhe disse: Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres! E desde aquele momento sua filha ficou curada.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.