Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

6ª-feira, 18 de Agosto, 19ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Js 24,1-13

Naqueles dias: 1 Reuniu Josué todas as tribos de Israel em Siquém, convocando anciãos, chefes, juízes e magistrados, que se apresentaram diante de Deus. 2 Então falou Josué a todo o povo: “Assim diz Javé, Deus de Israel: ‘Vossos antepassados, como Taré, pai de Abraão e de Nacor, habitavam outrora além do Rio, prestando culto a deuses estranhos. 3 Mas eu tirei o vosso pai Abraão de além do rio Eufrates, fi-lo atravessar toda a terra de Canaã, multipliquei-lhe a descendência e lhe dei Isaac.

4 A Isaac dei Jacó e Esaú. A Esaú dei como possessão o nome de Seir; porém, Jacó e seus filhos desceram para o Egito. 5 Mandei em seguida Moisés e Aarão, e feri o Egito com prodígios que operei entre eles, e de lá vos fiz sair. 6 Fiz, pois, saírem os vossos pais do Egito, e chegastes ao mar; os egípcios perseguiram vossos pais com carros e cavalaria até o mar Vermelho. 7 Mas eles clamaram por Javé, que pôs trevas entre vós e os egípcios, e fez voltar-se sobre eles o mar, que os cobriu. Vistes com vossos próprios olhos todas as coisas que fiz no Egito, e depois habitastes por muito tempo no deserto. 8 Introduzi-vos em seguida na terra dos amorreus, que habitavam além do Jordão. Quando combatiam contra vós, eu os entreguei em vossas mãos, e tomastes posse do seu país, pois os aniquilei diante de vós. 9 Levantou-se Balac, filho de Sefor, rei de Moab, para combater contra Israel e mandou chamar Balaão, filho de Beor, para amaldiçoar-vos. 10 Mas eu não quis ouvir Balaão: ele teve, ao contrário, de abençoar-vos, e eu vos salvei de sua mão. 11 Passastes então o Jordão e chegastes a Jericó. Combateram contra vós os habitantes de Jericó, assim como os amorreus, os fereseus, os cananeus, os heteus, os gergeseus, os heveus e os jebuseus; eu, porém, os entreguei em vossas mãos. 12 Mandei vespas diante de vós, que expulsaram da nossa vista os dois reis dos amorreus, o que não deves à tua espada nem ao teu arco. 13 Dei-vos uma terra que não vos custou fadiga alguma; cidades que não edificastes, e nas quais vos instalastes; vinhas e olivais que não plantastes, e que hoje vos servem de alimento.

Salmo: Sl 135,1-3. 16-18. 21-22.24

R. Eterna é a sua misericórdia!1

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; (eterno é o seu amor!), 2 Rendei graças a ele, o Deus dos deuses (eterno é o seu amor!), 3 ao Senhor dos senhores, rendei graças (eterno é o seu amor!)

16 Ele guiou seu povo no deserto (eterno é o seu amor!), 17 destroçou grandes reis (eterno é o seu amor!), 18 matou reis poderosos (eterno é o seu amor!)

21 Deu-lhes a sua terra por herança (eterno é o seu amor!), 22 herança de Israel, seu servidor (eterno é o seu amor!)

24 Arrancou-nos aos nossos opressores (eterno é o seu amor!)

Evangelho: Mt 19,3-12

3 Alguns fariseus chegaram perto e perguntaram maliciosamente: “É permitido alguém se divorciar da sua mulher por qualquer motivo?”.4 Ele respondeu: “Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher? 5 E que também disse: Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne? 6 Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!”. 7 Propuseram-lhe uma dificuldade: “Então, por que Moisés ordenou que se desse a certidão de divórcio para o repúdio?”. 8 Jesus respondeu: “Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres por causa da vossa dureza de coração. Mas, no princípio, não foi assim. 9 Por isso eu vos digo: quem se divorcia da própria mulher — exceto em caso de união ilegal — e se casa com outra comete adultério”.10 Os discípulos lhe disseram: “Se é esta a condição do homem em relação à mulher, não vale a pena casar”. 11 Ele lhes respondeu: “Nem todos são capazes de aceitar esta doutrina, mas só aqueles que possuem o dom. 12 Com efeito, há os impossibilitados para o casamento que assim nasceram do seio materno; há os que ficaram impossibilitados por intervenção alheia; e há os que não querem se casar por amor ao reino dos céus. Quem estiver à altura que o ponha em prática”.