Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 19 de Agosto, 19ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Js 24,14-29

Naqueles dias, Josué disse a todo o povo: 14 Por isso temei a Javé, e servi-o com coração perfeito e sincero; afastai os deuses a que vossos pais serviram além do rio Eufrates e no Egito, e servi a Javé. 15 Porém, se não vos agrada servir a Javé, escolhei hoje a quem quereis servir: aos deuses que vossos pais serviram além do Rio ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Quanto a mim e minha casa, havemos de servir a Javé’”. 16 O povo respondeu: “Longe de nós abandonar Javé para servir a outros deuses!

17 Javé, nosso Deus, não foi ele quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, casa da escravidão, e fez à nossa vista grandes prodígios, guardando-nos por todo o caminho que trilhamos e por todos os povos pelos quais passamos? 18 Mais que isto: expulsou de nossa presença todas as nações, assim como os amorreus que habitavam o país. Nós queremos, nós também, servir a Javé, porque ele é o nosso Deus!”.19 Então Josué disse ao povo: “Vós não podereis servir a Javé, porque ele é um Deus santo e cioso, que não perdoará vossas transgressões e pecados. 20 Se abandonardes a Javé para servir a deuses estranhos, ele se voltará contra vós, e vos maltratará e aniquilará, depois de vos ter feito o bem”.21 O povo declarou a Josué: “Seja como for, serviremos a Javé!”. 22 Então Josué respondeu ao povo: “Sois testemunhas de que vós mesmos escolhestes Javé, para servi-lo”. Eles replicaram: “Somos testemunhas”.23 “Sendo assim, tirai do meio de vós os deuses estranhos e inclinai vossos corações para Javé, Deus de Israel.”24 O povo asseverou a Josué: “Nós serviremos a Javé, nosso Deus; é a sua voz que queremos obedecer!”.

Salmo: Sl 15,1-2a.5. 7-8. 11 (R. Cf. 5a)

R. O Senhor é a porção da minha herança.

1 Guarda-me, ó Deus, em ti busco refúgio. 2 Disse ao Senhor: “És tu o meu Senhor; não tenho outra alegria além de ti!”.

5 Porção da minha herança e do meu cálice, és tu, Senhor, que guardas meu quinhão.

7 Bendigo a Deus porque ele me inspirou, fala-me o coração mesmo de noite. 8 Ponho sempre o Senhor diante dos olhos; não posso resvalar; se o tenho ao lado.

11 O caminho da vida tu me ensinas, viver junto de ti é pleno gozo, delícia eterna estar à tua destra!

Evangelho: Mt 19,13-15

Naquele tempo:13 Certas pessoas apresentaram crianças para que lhes impusesse as mãos e rezasse por elas. Mas os discípulos começaram a repreendê-las.14Por isto Jesus lhes disse: “Deixai as crianças em paz e não as impeçais de virem a mim, pois o reino dos céus é daqueles que lhe são semelhantes!”. 15 Então pôs as mãos sobre elas e partiu dali.