Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 20 de Agosto, Assunção de Nossa Senhora

Primeira Leitura:  Ap 11,19a; 12,1-6a.10ab

19a E o templo de Deus no céu se abriu. A arca da sua aliança apareceu no seu templo. 12,1 Em seguida, um grande sinal apareceu no céu: uma mulher revestida de sol, com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça. 2 Ela estava grávida e gritava de dores, aflita para dar à luz. 3 E apareceu um outro sinal no céu: um grande dragão vermelho, com sete cabeças e dez chifres, e nas cabeças sete diademas.

4 A sua cauda arrastou uma terça parte das estrelas do céu e as atirou à terra. E o dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, querendo devorar seu filho, tão logo desse à luz. 5 E ela deu à luz o filho, um menino, que tinha sido destinado a governar todas as nações com cetro de ferro. Mas seu filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 6 Então, a mulher fugiu para o deserto, onde tinha um lugar preparado por Deus. 10ab E eu ouvi no céu uma forte voz que dizia: “Agora, a salvação, o poder e o reino são do nosso Deus e a força é do seu Ungido.

Salmo: Sl 44(45),10bc.11.12ab.16 (R. 10b)

R. Toda em ouro de Ofir chega a Princesa, põe-se à tua direita: eis a Rainha!

10 Toda em ouro de Ofir chega a Princesa, põe-se à tua direita: eis a Rainha!

11 Ó filha, escuta e vê, inclina o ouvido; esquece os teus e a casa de teu pai.

12ab Seja a paixão do Rei tua beleza! Prostra-te diante dele: é o teu Senhor.

16 Conduzindo-a com júbilo e alegria, no palácio do Rei elas penetram.

Segunda Leitura: 1Cor 15,20-26.28

Irmãos: 20 Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram. 21 Porque a morte veio por um homem e a ressurreição dos mortos veio por um homem também. 22 Como todos morreram em Adão, assim reviverão todos em Cristo. 23 Mas cada um na sua ordem: como primícias, Cristo, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 24 Em seguida será o fim, quando ele entregar o reino a Deus Pai, depois de ter destruído todo principado, toda dominação e todo poder. 25 Porque é preciso que ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo de seus pés. 26 O último inimigo a destruir é a morte. 28 E quando todas as coisas lhe estiverem submetidas, então também o Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.

Evangelho: Lc 1,39-56

39 Naqueles dias, Maria se dirigiu a toda a pressa para a região montanhosa, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seio dela e ficou cheia do Espírito Santo. 42 Então, exclamou em voz alta: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu seio! 43 De onde me vem a felicidade de que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 Logo que ouvi a voz da tua saudação, o menino saltou de alegria em meu seio. 45 Sim, feliz a que acreditou na realização do que lhe foi dito da parte do Senhor!”. 46 Então, Maria disse: “Minha alma engrandece o Senhor, 47 meu espírito alegra-se intensamente em Deus meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas. Santo é Seu Nome 50 e Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem. 51 Manifestou a força de seu braço, dispersou os homens de coração soberbo. 52 Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes. 53 Deixou os famintos satisfeitos, despediu os ricos de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se da sua misericórdia 55 conforme tinha prometido aos nossos pais —para com Abraão e sua descendência, para sempre!”. 56 Maria ficou cerca de três meses com Isabel. Depois voltou para a sua casa.