Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

2ª-feira, 21 de Agosto, 20ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Jz 2,11-19

11 Então fizeram os filhos de Israel o que é mau aos olhos de Javé, servindo aos Baalins. 12 Deixaram Javé, Deus de seus pais, que os tinha tirado da terra do Egito, e seguiram a outros deuses, dos povos que em torno deles habitavam, prostrando-se diante desses deuses, e irritando, assim, a Javé. 13 Deixaram Javé para servir a Baal e às Astartes. 14 Então, acendeu-se contra Israel a ira de Javé, que os abandonou nas mãos de saqueadores que os despojaram, e os entregou aos seus inimigos habitantes dos países vizinhos; e eles não puderam resistir a seus inimigos.

15 Em todas as suas ações, a mão de Javé erguia-se contra eles para sua perdição, assim como Javé tinha dito e como lhes havia jurado. Achavam-se em grande angústia. 16 Então Javé suscitou juízes, que os salvaram de seus espoliadores.17 Mas nem aos seus juízes ouviram; prostituíram-se com outros deuses, adorando-os. Bem depressa afastaram-se do caminho, por onde tinham andado seus pais, que obedeceram aos mandamentos de Javé; mas eles não os imitaram.18 Quando Javé lhes suscitava juízes, Javé estava com o juiz e os livrava das mãos dos seus inimigos durante toda a vida do juiz, porquanto Javé se compadecia diante de seus gemidos causados por seus opressores e perseguidores.19 Quando, porém, morria o juiz, reincidiam, fazendo pior ainda do que tinham feito seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não abandonaram suas obras perversas nem seu procedimento obstinado.

Salmo: Sl 105,34-35. 36-37. 39-40. 43ab.44 (R. 4a)

R. Vem a nós, ó Senhor, que amas teu povo, e que eu veja a alegria dos eleitos!

34 Não passaram à espada aqueles povos que o Senhor ordenara exterminar; 35 mas ao contrário a eles misturaram-se,e aprenderam então os seus costumes.

36 Puseram-se a servir deuses alheios, terrível armadilha em que caíam; 37 imolavam a eles os seus filhos, sacrificavam filhas aos demônios.

39 Por suas traições prostituíram-se, e o Senhor detestou a sua herança; 40 contra os seus inflamou-se a sua ira, ao ver sua aliança violada.

43ab Por muitas vezes Deus os libertava; revoltavam-se ainda, e eram punidos.

44 Mas sempre tinha pena de seu povo, ouvia na aflição a sua prece.

Evangelho: Mt 19,16-22

16 Um moço chegou perto de Jesus e perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para conquistar a vida eterna?”. 17 Ele respondeu: “Por que me perguntas a respeito do que é bom? Um só é o bom. E, se queres entrar na vida, guarda os mandamentos”. 18 “Quais?”, perguntou ele. Respondeu de novo Jesus: Não matar, não cometer adultério, não roubar, não proferir falso testemunho; 19 honra pai e mãe e assim amarás o teu próximo como a ti mesmo. 20 O moço então disse: “Tenho guardado tudo isso. Que me falta ainda?”. 21 Jesus então concluiu: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22 Tendo ouvido isso, o moço foi-se embora, entristecido, porque possuía muitos bens.