Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

3ª-feira, 22 de Agosto, 20ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Is 9,1-6

1 O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre os que habitam o país da escuridão uma luz resplandeceu. 2 Multiplicaste a alegria, aumentaste o júbilo; regozijam-se diante de ti como se alegram no tempo da ceifa, como se rejubilam ao repartir despojos. 3 Porque o jugo que lhe pesava, a barra sobre seus ombros, a vara de seu opressor, tu os quebraste como no dia de Madian. 4 Pois todo calçado de combate e todo manto manchado de sangue serão queimados, devorados pelo fogo.

5 Pois um menino nasceu para nós um filho nos foi dado; ele recebeu o império sobre os ombros e foi-lhe dado como nome: “Conselheiro Admirável, Deus Forte, Pai para sempre, Príncipe da Paz”. 6 Imenso é o império, e uma paz sem fim para o trono de Davi e seu reino, que ele estabeleceu e consolidou no direito e na justiça, desde agora e para sempre.

Salmo: Sl 112(113),1-2.3-4.5-6.7-8 (R. 2, ou Aleluia)

R. Seja bendito o nome dele, bendito agora e para sempre!

1 Louvai, ó servos do Senhor, louvai o nome do Senhor! 2 Seja bendito o nome dele, bendito agora e para sempre!

3 Desde o nascer ao pôr-do-sol, louve-se o nome do Senhor! 4 Supera todas as nações, supera os céus a sua glória.

5 No céu, na terra, quem será como o Senhor, o nosso Deus? 6 Está sentado nas alturas; mas lança os olhos sobre o abismo

7 Ergue do pó os miseráveis, retira os pobres do monturo, 8 para sentá-los junto aos príncipes, bem junto aos príncipes do povo.

Evangelho:  Lc 1,26-38

26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi mandado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e lhe disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. 29 Ela se perturbou com estas palavras e perguntava de si para si o significado desta saudação. 30 Mas o anjo continuou: “Não tenhas medo, Maria! achaste graça diante de Deus. 31 Conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33 Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó e seu reino não terá fim”. 34 Então, Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso? Pois sou virgem”. 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá em sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será santo e será chamado Filho de Deus. 36 Vê: também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. E ela, que era chamada estéril, já está no sexto mês; 37 porque a Deus nada é impossível”. 38 Maria disse então: “Eis aqui a serva do Senhor. Seja-me feito segundo a tua palavra”. E o anjo a deixou.