Primeira Leitura: Ap 21,9b-14
Um anjo falou comigo e disse 9 “Vem, e te mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro!”. 10 E me levou em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, com toda a glória de Deus. 11 Seu esplendor se parecia ao de uma pedra muito preciosa, como o jaspe cristalino. 12 Tinha uma grande e alta muralha com doze portas e, nas portas, doze anjos, e, gravados, os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
13 Ao oriente havia três portas, ao norte, três portas, ao sul, três portas, e ao ocidente, três portas. 14 A muralha da cidade tinha doze fundamentos e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Salmo: Sl 144(145),10-11.12-13ab.17-18 (R. cf. 12a)
R. Para os filhos de Adão narrem teus feitos, a grandiosa glória do teu reino.
10 Todas as criaturas te agradeçam, bendigam-te, Senhor, teus santos todos! 11 Falem eles da glória do teu reino e saibam proclamar teu poderio.
12 Para os filhos de Adão narrem teus feitos, a grandiosa glória do teu reino.13ab Pois o teu reino é um reino para sempre, todas as gerações são teu domínio.
17 Justo é o Senhor em todos os seus planos, ele é bondoso em suas obras todas. 18 Perto está o Senhor de quem o invoca, de todos que o invocam de verdade.
Evangelho: Jo 1,45-51
45 Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele a respeito de quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas, isto é, Jesus de Nazaré, filho de José”. 46 Natanael respondeu: “Alguma coisa boa pode vir de Nazaré?”. 47 Filipe respondeu: “Vem e vê!”. Jesus viu Natanael que vinha a seu encontro e disse a seu respeito: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”. 48 Natanael respondeu: “De onde me conheces?”. Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse eu te vi, quando estavas debaixo da figueira”. 49 Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, és o rei de Israel!”. 50 Jesus acrescentou: “Crês somente porque afirmei que te vi debaixo da figueira? Verás ainda coisas maiores”. 51 E concluiu: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.