Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 27 de Agosto, 21º Domingo Comum

Primeira Leitura: Is 22,19-23

Assim diz o Senhor a Sobna, o administrador do palácio:19 Tiro-te de teu posto e te arranco do teu lugar. 20 No mesmo dia, chamo meu servo, Eliaquim, filho de Helcias, 21 recubro-o com tua túnica, cinjo-o com teu cinturão e lhe dou os teus poderes: Ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. 22 Coloco a chave da casa de Davi sobre seus ombros: se ele abrir, ninguém fechará; se ele fechar, ninguém abrirá.23 Firmo-o como prego num lugar sólido: será um trono glorioso para a casa de seu pai”.

Salmo: Sl 137,1-2a.2bc-3.6.8bc (R. 8bc)

R. Senhor, tua bondade é para sempre, obra de tuas mãos, não me abandones.

1 Senhor, de coração eu te agradeço, atendeste às palavras do meu lábio, quero cantar-te em face dos teus anjos. 2a Ante o teu templo santo eu me prosterno:

2bc És clemente e fiel, louvo o teu nome, tua promessa e nome engrandeceste.3 Tu me atendeste quando eu te invoquei, aumentaste o vigor da minha alma.

6 És excelso, Senhor, mas vês o pobre, e só de longe fitas o soberbo.

8bc Senhor, tua bondade é para sempre, obra de tuas mãos, não me abandones.

Segunda Leitura: Rm 11,33-36

33 Como são infinitas as riquezas de Deus! Como são insondáveis sua sabedoria e seu conhecimento! Como são impenetráveis os seus juízos e incompreensíveis os seus caminhos!34 Quem pode conhecer a mente do Senhor, ou ser seu conselheiro? 35 Ou quem lhe terá dado primeiro alguma coisa, para ser pago por ele? 36 Na verdade, tudo procede dele, tudo existe por meio dele e para ele. A ele seja dada glória para sempre. Amém!

Evangelho: Mt 16,13-20

13 Tendo chegado à região de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou aos discípulos: “Quem dizem por aí as pessoas que é o Filho do homem?”. 14 Responderam:“Umas dizem que é João Batista; outras, que é Elias; outras, enfim, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15 Então lhes perguntou: “E vós mesmos, quem dizeis que eu sou?”. 16 Simão Pedro interveio e respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 17 Jesus retomou a palavra e declarou: “És feliz, Simão Barjona, pois não foram a carne e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus! 18 Pois, também eu te digo: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças diabólicas não poderão vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus. Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. 20 Ordenou, então, aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.