Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

2ª-feira, 28 de Agosto, 21ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Ts 1,1-5.8b-10

1 Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, que está com Deus Pai e com o Senhor Jesus Cristo. A graça e a paz estejam convosco.2 Damos sempre graças a Deus por todos vós, quando fazemos menção de vós em nossas orações, 3 relembrando sem cessar, na presença de nosso Deus e Pai, a atividade da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a vossa constante esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4 Sabemos, irmãos, que sois amados de Deus, e seus eleitos.

5 Pois o Evangelho que anunciamos não vos foi apresentado unicamente por palavras, mas mostrou superabundantemente seu poder pela ação do Espírito Santo. Sabeis como nos comportamos entre vós, para vosso bem.8 De fato, a partir de vós divulgou-se a Palavra do Senhor, não só na Macedônia e na Acaia, mas em toda a parte se espalhou a vossa fé em Deus, de modo que nada mais precisamos dizer. 9 Todo o mundo vive contando a acolhida que tivemos entre vós, e como vos convertestes a Deus, deixando os ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10 esperando dos céus o Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, o qual nos livra da ira que está para vir.

Salmo: Sl 149, 1-2. 3-4. 5-6a.9b (R.4a)

R. Na verdade o Senhor ama o seu povo.

1 Entoai ao Senhor cântico novo, na assembleia dos santos seu louvor. 2 Por seu autor alegre-se Israel, os filhos de Sião pelo seu rei.

3 Louvem em suas danças o seu nome, toquem tímpano e harpa em seu louvor 4 Na verdade o Senhor ama o seu povo, coroa com o triunfo os pequeninos.

5 Exultem os fiéis em sua glória, aclamem-no a caminho do seu templo. 6a Tragam nos lábios hinos de louvor,

9b Esta é a glória de todos os seus santos!

Evangelho: Mt 23,13-22

Naquele tempo, disse Jesus:13 Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! Fechais o reino dos céus aos homens! Porque vós mesmos não entrais, nem deixais entrar aqueles que quereriam! [14] 15 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis o mar e a terra para conseguir um só adepto! Quando ele está conquistado, vós o fazeis duas vezes mais merecedor da geena do que vós!16 Ai de vós, guias cegos! Dizeis: ‘Se alguém jurar pelo Templo, isso nada vale. Mas, se jurar pelo tesouro do Templo, estará obrigado a cumprir o juramento!’ 17 Insensatos e cegos! Que é mais importante: o ouro, ou o Templo que torna sagrado esse ouro? 18 E dizeis também: ‘Se alguém jurar pelo altar, isso nada vale. Mas se jurar pela oferenda que está sobre o altar, ficará obrigado a cumprir o juramento’. 19 Cegos! Que é mais importante: a oferenda, ou o altar que torna sagrada a oferenda? 20 Assim, quem jura pelo altar jura ao mesmo tempo por tudo o que está sobre ele. 21 Quem jura pelo Templo jura ao mesmo tempo por ele e por aquele que ali habita. 22 E quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que ali está assentado.