Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 30 de Agosto, 21ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Ts 2,9-13

9 Ainda vos lembrais, irmãos, das nossas penas e canseiras: trabalhávamos dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vós enquanto vos anunciávamos o Evangelho de Deus. 10 Sois testemunhas — e Deus também — de que a nossa conduta para convosco, os fiéis, foi santa, justa e irrepreensível.11 Bem sabeis que, como um pai a seus filhos,12 nós consolamos, encorajamos, insistimos diante de Deus para que cada um levasse uma vida digna dele, que vos chama ao seu reino e à sua glória.13 Por isso, de nossa parte damos graças a Deus sem cessar, porque, tendo ouvido a Palavra de Deus que vos pregávamos, a acolhestes não como palavra humana, mas como Palavra de Deus, que de fato é. Esta palavra é ativa em vós, que acreditastes.

Salmo: Sl 138 (139),7-8. 9-10. 11-12ab (R.1a)

R. Senhor, tu me examinas e conheces.

7 Para onde fugir do teu espírito, onde da tua face me ocultar? 8 Se acaso escalo os céus, no céu te encontras; se mergulho no abismo, estás presente.

9 Se nas asas da aurora alçar o voo e para além dos mares ancorar, 10 ali também conduz-me a tua mão e de mim se apodera a tua destra.

11 “Que a escuridão — direi — venha esconder-me, e a luz ao meu redor se faça noite!” 12 Para ti não existe escuro ou treva, e a noite resplandece como o dia.

Evangelho: Mt 23,27-32

Naquele tempo disse Jesus:27 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes a sepulcros caiados: por fora com bela aparência, mas por dentro cheios de ossos dos mortos e toda espécie de podridão. 28 Assim por fora vós pareceis justos, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e maldade. 29 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Construís belos túmulos para os profetas  e enfeitais os sepulcros dos justos.30 E dizeis: ‘Se tivéssemos vivido na época dos nossos antepassados, não teríamos sido seus cúmplices no derramamento do sangue dos profetas!’ 31 Assim, dais testemunho contra vós mesmos, confessando que sois filhos dos assassinos dos profetas! 32 Acabai, então, de encher a medida de vossos pais!