Primeira Leitura: 1Ts 3,7-13
Irmãos: 7 Recebemos com isso grande consolo, por causa da vossa fé, em meio a todas as nossas angústias e sofrimentos. 8 Agora, nós nos sentimos reviver, porque estais firmes no Senhor. 9 Como poderemos agradecer convenientemente a Deus a vosso respeito, por toda esta alegria que nos proporcionais diante do nosso Deus? 10 Rezamos, dia e noite, com a maior insistência, para que nos seja dado vos rever e completar o que ainda falta à vossa fé.
11 Que o próprio Deus, nosso Pai, e nosso Senhor, Jesus, dirijam para vós os nossos passos! 12 Desejo para vós que o Senhor vos faça crescer abundantemente no amor de uns para com os outros e para com todos, como nós o sentimos por vós. 13 E que ele fortaleça os vossos corações numa santidade irrepreensível diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos.
Salmo: Sl 89,3-4. 12-13. 14.17 (R. 14)
R. Sacia-nos depressa em teu amor, e alegres cantaremos toda a vida!
3 Podes fazer ao pó voltar os homens, podes dizer: “Voltai, filhos de Adão!”. 4 Mil anos aos teus olhos são como ontem, qual vigília da noite que passou.
12 Dá-nos saber contar os nossos dias, e os nossos corações se tornam sábios.13 Um instante, Senhor! Oh, até quando? Tem compaixão de nós, estes teus servos!
14 Sacia-nos depressa em teu amor, e alegres cantaremos toda a vida!
17 Que o Senhor, nosso Deus, nos abençoe e faça prosperar nosso trabalho!
Evangelho: Mt 24,42-51
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42 Ficai vigiando, pois não sabeis o dia em que vosso Senhor virá. 43 Mas compreendei bem: se o dono da casa soubesse a que hora da noite viria o ladrão, certamente ficaria vigiando, sem permitir que a casa fosse assaltada. 44 Por isso, também vós estejais preparados, porque justamente na hora em que não pensardes virá o Filho do homem. 45 Quem é, então, o servidor fiel e prudente que o patrão encarregou de cuidar das pessoas de casa, para lhes dar alimento no tempo devido? 46 Feliz o servidor que o patrão, quando chegar, encontrar procedendo desse modo! 47 Eu vos digo esta verdade: ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48 Mas se o mau servidor pensar consigo mesmo: ‘O meu patrão está demorando’, 49 e começar a espancar os companheiros e a comer e beber com os bêbados, 50 o patrão daquele servidor chegará num dia em que não espera, numa hora que ele ignora. 51 Então o castigará severamente e fará com que ele partilhe do destino dos hipócritas. E lá haverá choro e ranger de dentes.