Primeira Leitura: 1Ts 4,1-8
1 No mais, irmãos, aprendestes de nós como vos deveis comportar para agradar a Deus. E é assim que vos comportais. Contudo, vos rogamos e insistimos, no Senhor Jesus, que façais progressos. 2 Bem sabeis que determinações vos demos pela autoridade do Senhor Jesus. 3 Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos afasteis da impureza; 4 que cada um de vós saiba usar do próprio corpo com santidade e respeito, 5 sem se deixar levar pela paixão, como os pagãos, que não conhecem a Deus.
6 E que ninguém, nesta matéria, explore e prejudique a seu irmão. O Senhor se vinga de tudo isso, como já vos dissemos e comprovamos. 7 Isto porque Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santidade. 8 Portanto, quem despreza isto, não despreza um homem, mas a Deus que, além do mais, vos dá o seu Espírito Santo.
Salmo: Sl 96,1.2b. 5-6. 10. 11-12 (R. 12a)
R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor.
1 Eis que reina o Senhor, exulte a terra; a multidão das ilhas rejubile!
2 São dossel do seu trono treva e nuvem, o Direito e a Justiça, suas bases.
5 Derretem-se as montanhas como cera, ante o Rei e Senhor de toda a terra. 6 Anunciam os céus sua justiça, veem todos os povos sua glória.
10 O Senhor ama quem detesta o mal, ele protege a vida dos seus santos, e os liberta das garras dos perversos.
11 Eis que a luz se levanta para os justos, a alegria para os homens retos. 12 Ó justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai todos o seu santo nome!
Evangelho: Mt 25,1-13
Naquele tempo, disse Jesus, a seus discípulos: 1 O reino dos céus é comparável a dez virgens que saíram com suas lâmpadas ao encontro do esposo.2 Cinco delas eram imprevidentes e cinco previdentes. 3 As descuidadas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4 As prudentes, porém, juntamente com as lâmpadas, levaram vasilhas de azeite. 5 Ora, como o esposo demorava a chegar, todas pegaram no sono e ficaram dormindo. 6 À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘Aí vem o esposo. Ide a seu encontro’. 7 Então todas aquelas virgens se levantaram e começaram a preparar as lâmpadas. 8 As descuidadas disseram, então, às prudentes: ‘Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando’. 9 Mas as prudentes responderam: ‘De jeito nenhum. Poderia acontecer que não baste nem para nós, nem para vós. Em vez disso, ide às vendas e comprai-o’. 10 Enquanto foram comprá-lo, chegou o esposo. As que estavam prontas entraram com ele para a festa do casamento e a porta da sala foi trancada. 11 Finalmente, chegaram também as outras virgens, dizendo: ‘Senhor, Senhor, abre-nos!’ 12 Mas ele respondeu: ‘Eu vos declaro esta verdade: não vos conheço!’ 13 Ficai vigiando, portanto, porque ignorais o dia e a hora.