FORMAÇÃO BÍBLICA

DATA/HORA 06 de Novembro às 19h30

Sábado, 02 de Setembro, 21ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Ts 4,9-11

Irmãos:9 Com respeito ao amor fraterno, não necessitais que vos escrevamos: já aprendestes de Deus a vos amardes uns aos outros.10 E também já o praticais com todos os irmãos na Macedônia inteira. Contudo, nós insistimos, irmãos, em que vos aperfeiçoeis ainda mais. 11 Procurai sobretudo viver calmos, ocupados em vossos afazeres e em trabalhar com as vossas mãos, como vos recomendamos.

Salmo: Sl 97,1. 7-8. 9 (R. 9)

R. Em face do Senhor exultem todos: vem governar a terra. Governará o mundo com justiça, com equidade os povos.

1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram-lhe a vitória.

7 Aplauda o mar e tudo o que contém, o mundo e os que o habitam. 8 Batam os rios palmas de alegria, as montanhas exultem.

9 Em face do Senhor exultem todos: vem governar a terra. Governará o mundo com justiça, com equidade os povos.

Evangelho: Mt 25,14-30

Naquele tempo disse Jesus: 14 Acontecerá então como um homem de saída para uma viagem, que chamou os servidores e lhes confiou seus bens. 15 Entregou a um cinco moedas de grande valor, a outro duas moedas, a um terceiro somente uma, a cada qual segundo a sua capacidade, e partiu de viagem. Logo depois, 16 aquele que havia recebido cinco moedas saiu para investi-las, e ganhou outras cinco. 17 Do mesmo modo, o que havia recebido duas lucrou outras duas. 18 Mas o que havia recebido somente uma foi cavar um buraco na terra e ali escondeu o dinheiro do patrão. 19 Depois de muito tempo, voltou o patrão desses servidores e quis acertar as contas com eles. 20 Apresentou-se o que havia recebido cinco moedas e entregou-lhe outras cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me deste cinco moedas: aqui estão outras cinco, que eu ganhei’. 21 E o senhor disse: ‘Muito bem, bom e fiel servidor! Foste fiel no pouco e eu te darei a administração do muito que tenho. Toma parte no contentamento do teu senhor!’ 22 Veio, em seguida, o que havia recebido duas moedas e disse: ‘Senhor, tu me entregaste duas moedas: aqui estão outras duas que lucrei!’ 23 O Senhor lhe disse: ‘Muito bem, bom e fiel servidor! Foste fiel no pouco e eu te darei a administração do muito que tenho. Toma parte no contentamento do teu senhor’. 24 Foi, afinal, o que havia recebido somente uma moeda, e disse: ‘Senhor, bem sei que és homem duro, que colhes o que não plantas e juntas o que não semeias. 25 Assim, tomado de medo, fui esconder a tua moeda debaixo da terra: aqui está o que é teu’. 26 Mas o senhor lhe respondeu: ‘Servidor mau e preguiçoso! Sabias então que colho o que não planto e junto o que não semeio? 27 Devias, então, ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que à minha volta retirasse o que é meu com juros. 28 Tirai a moeda que está com ele e dai ao que tem dez. 29 Porque ao que tem muito será dado mais e terá mais ainda; mas ao que tem pouco, até esse pouco lhe será tirado. 30 E jogai lá fora este servidor que não presta para nada, em meio à escuridão, onde haverá choro e ranger de dentes’.