Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 03 de Setembro, 22ª Domingo Comum

Primeira Leitura:  Jr 20,7-9

7 Seduziste-me, e deixei-me seduzir, agarraste-me e me submeteste! Sou objeto constante de zombaria, todos caçoam de mim! 8 Quando falo, devo clamar gritando à violência e à devastação. Pois a palavra de Javé é opróbrio e vergonha para mim todo o dia. 9 Se eu dizia: “Não me lembrarei dele, não mais falarei em seu Nome”, havia fogo ardente em meu coração, comprimido dentro dos meus ossos; esforçava-me por suportá-lo, mas não conseguia.

Salmo: Sl 62,2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)

R. De ti tem sede minh’alma, desejava-te o meu corpo. Qual a terra ressequida, solo ávido de água.

2 Ó Senhor, és o meu Deus desde a aurora eu te buscava. De ti tem sede minh’alma, desejava-te o meu corpo. Qual a terra ressequida, solo ávido de água.

3 Venho agora ao santuário, vejo teu poder e glória. 4 Teu amor é mais que a vida, os meus lábios te celebrem!

5 Quero pois te bendizer pelos meus dias afora. Ergo ao céu as minhas mãos, e o teu nome pronuncio. 6 Minha boca se deleita com o sabor dos sacrifícios. Também meus lábios exultem, celebrando o teu louvor!

8 Tuas asas me abrigaram, rejubilo à sua sombra. 9 Abraçou-te a minha alma, tua destra sustentou-me.

Segunda Leitura: Rm 12, 1-2

1 Meus irmãos, eu vos peço pela misericórdia de Deus que ofereçais os vossos corpos como uma oferta viva, santa e agradável a Deus. Que este seja o vosso culto espiritual. 2 Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do espírito, para chegardes a conhecer qual seja a vontade de Deus, a saber, o que é bom, agradável e perfeito.

Evangelho: Mt 16,21-27

Naquele tempo 21 Jesus começou a revelar a seus discípulos que era necessário ir a Jerusalém, padecer muito da parte das autoridades judias, dos sacerdotes-chefes e dos mestres da lei, ser condenado à morte, mas, ao terceiro dia, ressuscitar. 22 Pedro, chamando-o à parte, começou a admoestá-lo, dizendo: “Deus te livre disso, Senhor! Isso não te poderá acontecer de modo algum!”. 23 Mas ele voltou-se para Pedro e disse: “Sai da minha frente, Satanás! Estás pondo obstáculo no meu caminho, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas dos homens!”. 24 Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga me; 25 pois, quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por amor de mim vai encontrá-la de novo. 26 Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se com isso perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem, que tenha o valor da sua vida? 27 Porque o Filho do homem está para vir com os seus anjos na glória de seu Pai e há de retribuir a cada um conforme o seu procedimento.