Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

3ª-feira, 05 de Setembro, 22ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Ts 5,1-6.9-11

1Mas, quanto à ocasião e às circunstâncias disto, irmãos, não há que vos escrever. 2 Sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. 3 Quando os homens disserem: “Paz e segurança”, então, de repente, cairá sobre eles a ruína, como as dores do parto sobre a mulher grávida. E não poderão escapar. 4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse dia vos surpreenda como um ladrão.

5 Todos vós sois filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. 6 Por isso, não durmamos, como fazem os outros, mas nos conservemos acordados e sóbrios. 9 É que Deus não nos destinou para a ira, mas para que consigamos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10 Ele morreu por nós, para que, vivos ou mortos, vivamos unidos a ele. 11 Por isso, reanimai-vos e edificai-vos uns aos outros como já o fazeis.

Salmo: Sl 26 (27),1. 4. 13-14 (R. 13)

R. Hei de ver a bondade do Senhor na terra dos que vivem!

1 Só Deus é minha luz e salvação: de quem teria medo? É ele a proteção da minha vida; quem me fará tremer?

4 Peço ao Senhor apenas uma coisa, uma só eu procuro: é habitar a casa do Senhor por toda a minha vida; gozar a suavidade do Senhor, contemplar o seu templo.

13 Hei de ver a bondade do Senhor na terra dos que vivem! 14 Espera no Senhor! Força e coragem! Espera no Senhor!

Evangelho: Lc 4,31-37

Naquele tempo Jesus 31 desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e ensinava ao povo no sábado. 32 Todos se sentiam atingidos pela sua doutrina, porque falava com autoridade. 33 Na sinagoga estava um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que começou a gritar com força: 34 “Que temos a ver contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para a nossa ruína? Eu sei quem és tu: és o Santo de Deus”. 35 Mas Jesus o repreendeu severamente: “Cala-te! E sai deste homem!”. Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos, e saiu dele, sem lhe fazer nenhum mal. 36 Todos ficaram muito espantados. E perguntavam uns aos outros: “Que significa isto? Ordena com autoridade e poder aos espíritos impuros, e eles saem?”. 37 E sua fama se espalhava por toda aquela região.