Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

5ª-feira, 07 de Setembro, 22ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Cl 1,9-14

Irmãos: 9 Por isso, desde que tomamos conhecimento do fato, não paramos de rezar por vós, e de pedir que conheçais plenamente a sua vontade, em toda sabedoria e inteligência dadas pelo Espírito. 10 Assim vos comportareis de um modo digno de Deus, para lhe agradardes em tudo. Produzindo toda espécie de boas obras, crescereis no conhecimento de Deus.

11 Que o seu glorioso poder vos fortifique com pleno vigor, para suportardes todas as contrariedades com paciência e constância, cheios de alegria; 12 dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da maravilhosa sorte dos santos, na luz. 13 De fato, ele nos arrancou do poder das trevas, para nos transferir para o reino de seu Filho amado, 14 por quem temos a redenção, o perdão dos pecados.

Salmo: Sl 97,2-3ab. 3cd-4. 5-6 (R. 2a)

R. Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos.

2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos. 3ab De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel.

3 cd Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos. 4 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música!

5 Celebrai o Senhor em vossas harpas e nos vossos saltérios. 6 Ante o Senhor e Rei, rejubilai-vos com tubas e trombetas.

Evangelho: Lc 5,1-11

Naquele tempo Jesus 1 estava perto do lago de Genesaré. A multidão o apertava à sua volta para ouvir a palavra de Deus. 2 Jesus viu duas barcas na praia. Os pescadores tinham saído para lavar as redes. 3 Ele entrou numa das barcas, que era de Simão, e pediu que a afastasse um pouco da terra. Em seguida sentou-se e, da barca, ensinava a multidão. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: “Faze-te ao largo e lançai vossas redes para a pesca”. 5 Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira sem pegar nada. Mas, por causa da tua palavra, vou lançar as redes”. 6 Fizeram assim e apanharam tão grande quantidade de peixes, que as redes estavam arrebentando. 7 Então fizeram sinais, para os companheiros da outra barca irem ajudá-los. Eles foram e encheram as duas barcas, a ponto de começarem a afundar. 8 Vendo isto, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus dizendo: “Afasta-te de mim, Senhor, porque eu sou um pecador!”. 9 De fato, tanto ele como os outros seus companheiros ficaram espantados com a quantidade de peixes que acabavam de apanhar; 10 e também Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Mas Jesus disse a Simão: “Acaba com esse medo! De agora em diante serás pescador de homens!”. 11 Então, eles arrastaram as barcas para a praia e, deixando tudo, o seguiram.