Primeira Leitura: Mq 5,1-4a
Assim diz o Senhor:1 E tu, Belém-Efrata, pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que deve governar Israel, e cujas origens remontam aos tempos de outrora, aos dias antigos. 2 Porquanto, ele os abandonará até o tempo em que a Parturiente parturirá. Então, o resto de seus irmãos voltará para os filhos de Israel. 3 Ele ficará de pé e apascentará, com o poder de Javé e a majestade do Nome de Javé, seu Deus. Elas se estabelecerão porque desde agora será grande até os confins da terra. 4a Ele será a paz!
Salmo: Sl 70(71),6; Sl 12(13),6 (R. Is 61,10)
R. Exulto de alegria no Senhor.
70,6 Desde o meu nascimento és meu amparo, desde o seio materno, meu refúgio, e sempre pus em ti minha esperança.
12,6 Depois que eu confiei, Senhor, na tua graça! Meu coração exulta ao ver que me ajudaste, e celebro o Senhor pelos bens que me deu.
Evangelho: Mt 1,1-16.18-23
1 Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou a Isaac; Isaac gerou a Jacó; Jacó gerou a Judá e seus irmãos; 3 Judá gerou de Tamar, a Farés e Zara; Farás gerou a Esrom; Esrom gerou a Aram; 4 Aram gerou a Aminadab; Aminadab gerou a Naasson; Naasson gerou a Salmon; 5 Salmon gerou, de Raab, a Booz; Booz gerou, de Rute, a Jobed; Jobed gerou a Jessé; 6 Jessé gerou ao rei Davi;Davi gerou, da mulher de Urias, a Salomão; 7 Salomão gerou a Roboão; Roboão gerou a Abias; Abias gerou a Asaf; 8 Asaf gerou a Josafá; Josafá gerou a Joram; Joram gerou a Osias; 9 Osias gerou a Joatam; Joatam gerou a Acaz; Acaz gerou a Ezequias; 10 Ezequias gerou a Manassés; Manassés gerou a Amós; Amós gerou a Josias; 11 Josias gerou a Jeconias e seus irmãos no tempo da deportação para Babilônia. 12 Após a deportação para Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; Salatiel gerou a Zorobabel; 13 Zorobabel gerou a Abiud; Abiud gerou a Eliacim; Eliacim gerou a Azor; 14 Azor gerou a Sadoc; Sadoc gerou a Aquim; Aquim gerou a Eliud; 15 Eliud gerou a Eleazar; Eleazar gerou a Matan; Matan gerou a Jacó; 16 Jacó gerou a José, o esposo de Maria, de quem nasceu Jesus, chamado o Cristo. 18 O nascimento de Jesus foi assim: Maria, sua Mãe, estava prometida em casamento a José. Ora, antes de levarem vida em comum, ela ficou grávida, por obra do Espírito Santo. 19 José, seu esposo, que era um homem justo, e não queria acusá-la, resolveu separar-se ocultamente dela. 20 Ele já havia tomado essa resolução, quando um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de tomar contigo Maria, tua esposa, porque o que foi gerado nela vem do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados”. 22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor tinha dito pelo profeta: 23 Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, ao qual será dado o nome de Emanuel, que quer dizer: “Deus conosco”.