Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 09 de Setembro, 22ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Cl 1,21-23

Irmãos: 21 E a vós também, que antes estáveis afastados e até éreis de ânimo contrários a Deus na prática das obras más, 22 ele reconciliou, agora, pela morte no seu corpo perecível, tornando-vos santos, irrepreensíveis e imaculados diante do Pai. 23 Mas isto, se perseverardes firmes e solidamente fundados na fé, inabaláveis na esperança prometida pelo Evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda a criatura que existe sob o céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Salmo: Sl 53,3-4. 6.8 (R. 6a)

R. Mas quanto a mim, ó Deus, és meu auxílio.

3 Ó Deus, pelo teu nome, vem salvar-me; que o teu poder defenda a minha causa! 4 Presta atenção, ó Deus, à minha prece, chegue a minha palavra aos teus ouvidos!

6 Mas quanto a mim, ó Deus, és meu auxílio; sustentas, ó Senhor, a minha vida.

8 Far-te-ei, de coração, um sacrifício: cantarei o teu nome, que é tão bom!

Evangelho: Lc 6,1-5

1 Num sábado, Jesus passava pelas lavouras de trigo, e os discípulos arrancavam espigas e as comiam, depois de debulhá-las na mão. 2 Então, alguns dos fariseus comentaram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”. 3 Jesus respondeu: “Será que nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros tiveram fome: 4 entrou na casa de Deus, apanhou os pães da oferta, comeu e deu aos seus companheiros, embora só aos sacerdotes fosse permitido comê-los?”. 5 E continuou: “O Filho do homem é senhor do sábado”.