FORMAÇÃO BÍBLICA

DATA/HORA 06 de Novembro às 19h30

2ª-feira, 11 de Setembro, 23ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Cl 1,24-2,3

Irmãos: 24 Agora eu estou contente com os sofrimentos que tenho de suportar por vós. Porque assim completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, em favor do seu Corpo, que é a Igreja. 25 Dela me tornei ministro, em virtude da função que Deus me confiou junto de vós: a de anunciar a mensagem divina, 26o ministério escondido desde a origem dos tempos e das gerações e manifestado agora aos seus santos.

27 Deus quis revelar a eles que gloriosas riquezas este mistério encerra para os pagãos, isto é, Cristo que está em vós, a esperança da glória! 28 É ele quem nós anunciamos insistindo com todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, para conduzi-los todos à perfeição que se atinge em Cristo. 29 É por esse ideal que labuto e combato na medida da força que ele me concede e que age poderosamente em mim. 2,1 Portanto, quero que saibais qual a luta que eu travo em vosso favor e em favor dos fiéis de Laodiceia e de tantos outros que não me conhecem de vista, 2 para que sejam reconfortados os seus corações e estreitamente unidos no amor. Que eles sejam enriquecidos com uma convicção plena da inteligência e conheçam o mistério de Deus, Cristo, 3 no qual estão encerrados todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

Salmo: Sl 61 (62),6-7. 9 (R. 8a)

R. Minha glória está em Deus: protetor, refúgio e rocha.

6 Só em Deus acho repouso, dele vem minha esperança. 7 Deus é a rocha que me salva, minha força: não vacilo.9 Vós, ó povo, esperai nele; sempre e sempre confiai. Abri vossos corações pois é Deus o nosso abrigo.

Evangelho: Lc 6,6-11

6 Num outro sábado, Jesus, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Estava lá um homem que tinha á mão direita seca. 7 Os mestres da lei e os fariseus espiavam Jesus, para ver se ia curar em dia de sábado e terem de que acusá-lo. 8 Mas Jesus conhecia os seus pensamentos e disse ao homem da mão paralítica: “Levanta-te e fica de pé aqui no meio”. 9 Ele se levantou e ficou de pé. Então Jesus lhes disse: “Eu vos pergunto: É permitido no sábado praticar o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou perdê-la?”. 10 E, passeando o olhar por eles todos, disse ao homem: “Estende a mão!”. Ele assim fez. E a sua mão ficou boa.11 Enfurecidos, começaram a discutir sobre o que poderiam fazer contra Jesus.