Primeira Leitura: Cl 2,6-15
Irmãos: 6 Portanto, assim como acolhestes a Cristo Jesus, o Senhor, continuais a caminhar unidos com ele! 7 Arraigados e edificados nele, firmes na fé tal como vos foi ensinada e fazendo progressos nela, em ação de graças. 8 Ficai atentos, para que ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro vazio que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo e não segue a Cristo. 9 De fato, é nele que toma corpo toda a plenitude da divindade, e nele participais, repletos da plenitude dele que é 10 cabeça de toda Autoridade e de todo Poder.
11 Vós fostes também circuncidados nele, com uma circuncisão que não foi efetuada por mãos humanas, mas com a circuncisão de Cristo, pelo despojamento do corpo carnal.12 Estais sepultados com ele pelo batismo, e com ele também ressuscitastes pela fé com que credes no poder de Deus que os ressuscitou dos mortos. 13 A vós, que estáveis mortos pelos vossos pecados e pela vossa carne sem circuncisão, ele vos fez reviver com Cristo, perdoando todos os vossos pecados. 14 Cancelou o registro contrário a nós pelas suas muitas exigências legais, afixando-o à cruz. 15 Desarmou as autoridades e os poderes infernais, e os expôs aos olhares de todos, atrelando-os ao seu carro triunfal.
Salmo: Sl 144 (145),1-2.8-9. 10-11 (R. 9a)
R. Benigno é o Senhor para com todos.
1Ó meu Deus, meu rei, quero exaltar-te e bendizer-te sempre e eternamente.2 Dia após dia, quero bendizer-te, louvar teu nome, sempre e eternamente.
8 O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de ternura. 9 Benigno é o Senhor para com todos, de todos que criou se compadece.
10 Todas as criaturas te agradeçam,bendigam-te, Senhor, teus santos todos! 11 Falem eles da glória do teu reino e saibam proclamar teu poderio.
Evangelho: Lc 6,12-19
12 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou toda a noite em oração a Deus. 13 Quando amanheceu, convocou seus discípulos e escolheu Doze deles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14 Simão, que chamou também de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, 15 Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão apelidado “o Zelota”; 16 Judas, irmão de Tiago e Judas Iscariotes, que foi o traidor. 17 Jesus desceu de lá com eles e parou num lugar plano. Havia lá um grupo numeroso de discípulos e grande massa de povo. Era gente de toda a Judeia e Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidon. 18 Queriam ouvi-lo e ser curados das suas doenças. Também os que eram, atormentados por espíritos impuros ficavam sãos. 19 E toda a gente procurava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.