Primeira Leitura: Cl 3,1-11
Irmãos:1 Portanto, se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2 Afeiçoai-vos às coisas do alto e não às da terra. 3 Porque estais mortos para essas coisas e vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então aparecereis também com ele, revestidos de glória. 5 Mortificai, portanto, para sempre os vossos membros terrestres: as relações sexuais desonestas, a impureza, a paixão desregrada, os maus desejos e a cupidez que é uma idolatria: 6 Essas coisas atraem a ira de Deus sobre aqueles que resistem ao seu apelo.
7 Assim também vós procedíeis outrora, vivendo nos mesmos pecados. 8 Mas, agora, rejeitai vós também tudo isso: a ira, a indignação, a maldade, a injúria, a linguagem indecente esteja longe de vossos lábios. 9 Não vos enganeis uns aos outros. Porque despistes o homem velho com as suas obras, 10 e vos revestistes do novo, o qual continuamente se renova, para alcançar o pleno conhecimento, segundo a imagem do seu criador. 11 Esta é a razão pela qual não existe mais pagão ou judeu, circunciso ou incircunciso, nem inculto, nem selvagem, nem escravo, nem livre, mas somente Cristo, que é tudo em todos.
Salmo: Sl 144 (145),2-3. 10-11. 12-13ab (R. 9a)
R. Benigno é o Senhor para com todos.
2 Dia após dia, quero bendizer-te, louvar teu nome, sempre e eternamente. 3 Senhor, és grande, a ti todo louvor: não se pode medir tua grandeza.
10 Todas as criaturas te agradeçam, bendigam-te, Senhor, teus santos todos! 11 Falem eles da glória do teu reino e saibam proclamar teu poderio.
12 Para os filhos de Adão narrem teus feitos, a grandiosa glória do teu reino. 13 Pois o teu reino é um reino para sempre, todas as gerações são teu domínio.
Evangelho: Lc 6,20-26
Naquele tempo: 20 Jesus olhou para os seus discípulos e disse: “Felizes vós, que sois pobres, porque o reino de Deus vos pertence! 21 Felizes vós, que agora estais com fome, porque sereis saciados! Felizes vós, que agora chorais, porque haveis de rir! 22 Felizes sereis quando os homens vos odiarem, quando vos condenarem à expulsão, vos insultarem e vos declararem infames por causa do Filho do homem. 23 Alegrai-vos muito nesse dia e exultai, porque a vossa recompensa será grande no céu. De fato, foi assim que seus pais trataram os profetas. 24 Mas, ai de vós, que sois ricos, porque já tendes o vosso consolo! 25 Ai de vós, que agora estais fartos, porque haveis de estar com fome! Ai de vós, que agora rides, porque provareis o luto e as lágrimas! 26 Ai de vós, quando todos falarem bem a vosso respeito! De fato, foi assim que seus pais trataram os falsos profetas.