Primeira Leitura: Nm 21,4b-9
Naqueles dias: 4 Partiram, então, da montanha de Hor, na direção do mar Vermelho, para contornar o país de Edom. O povo impacientou-se com esse trajeto, 5 e falou contra Deus e contra Moisés: “Por que nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto? Não há pão, nem água, e estamos enjoados deste miserável alimento”. 6 Então Javé mandou contra o povo serpentes abrasadoras, cujas picadas queimavam como fogo, que os morderam; e morreram muitos em Israel.
7 O povo veio ter com Moisés e disse: “Pecamos porque falamos contra Javé e contra ti. Intercede junto a Javé, a fim de que Ele afaste de nós estas serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo. 8 E Javé disse a Moisés: “Faze uma serpente e coloca-a sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela, viverá”. 9 Fez Moisés uma serpente de bronze e colocou-a sobre uma haste; quem a contemplasse, após a picada de uma serpente, viveria.
Ou (escolhe-se uma das leituras) Primeira Leitura: Fl 2,6-11
Irmãos, Jesus: 6 Subsistindo como imagem de Deus, não julgou como um bem a ser conservado com ciúme sua igualdade com Deus, 7 muito pelo contrário: ele mesmo se reduziu a nada, assumindo condição de servo e tornando-se solidário com os homens. E sendo considerado homem, 8 humilhou se ainda mais, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz! 9 Por isso é que Deus o exaltou grandemente e lhe deu um nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,11 e toda língua proclame, para glória de Deus Pai: “Jesus Cristo é o Senhor!”.
Salmo: Sl 77(78),1-2.34-35.36-37.38 (R. cf. 7c)
R. Que os feitos do Senhor, jamais se esqueçam.
1 Escuta, povo meu, minha doutrina, às palavras que eu digo inclina o ouvido, 2 pois abrirei meus lábios em parábolas, evocarei mistérios do passado.34 Ao massacrá-los Deus, logo o buscavam, corriam convertidos até ele: 35 Deus era a sua rocha, eles lembravam, tinham por redentor o Deus Altíssimo.36 Mas com lábios hipócritas falavam e mentiam a Deus com suas línguas: 37 não lhe eram leais seus corações, nem em sua aliança confiavam.38 Ele, contudo, cheio de ternura, em vez de aniquilá-los, perdoava-os: retinha muitas vezes sua cólera, não lhes soltava em cima o seu furor.
Evangelho: Jo 3,13-17
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13 Ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu: o Filho do homem. 14 Como Moisés ergueu a serpente no deserto, assim o Filho do homem deve ser erguido, 15 para que todo o que crer nele tenha a vida eterna. 16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu Seu Filho Único, para que todo o que crer nele não morra, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus não mandou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.