Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 16 de Setembro, 23ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Tm 1,15-17

Caríssimo:15 Esta palavra merece crédito e toda a aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. 16 E se a misericórdia me foi dada, foi para que Jesus Cristo manifestasse primeiro em mim toda a sua generosidade, para que eu servisse de exemplo aos que devem crer nele a fim de conseguir a vida eterna. 17 Ao Rei dos séculos, Deus imortal, invisível e único, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém!

Salmo: Sl 112 (113),1-2. 3-4. 5a.6-7 (R. 2)

R. Seja bendito o nome do Senhor, bendito agora e para sempre!

1 Louvai, ó servos do Senhor, louvai o nome do Senhor! 2 Seja bendito o nome dele, bendito agora e para sempre!

3 Desde o nascer ao pôr-do-sol, louve-se o nome do Senhor! 4 Supera todas as nações, supera os céus a sua glória.

5 No céu, na terra, quem será como o Senhor, o nosso Deus?

6 Está sentado nas alturas; mas lança os olhos sobre o abismo 7 Ergue do pó os miseráveis, retira os pobres do monturo.

Evangelho: Lc 6,43-49

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:43 Nenhuma árvore boa dá fruto mau. Nenhuma árvore má dá fruto bom. 44 Cada árvore é reconhecida pelo fruto que lhe é próprio: não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de urtigas. 45 O homem bom tira o bem do tesouro de bondade que é o seu coração; e o mau tira o mal do seu fundo ruim; pois a boca fala do que o coração está cheio.46 Por que me chamais: ‘Senhor, Senhor!’, e não fazei o que vos mando? 47 Eu vos mostrarei com quem se parece aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática: 48 É parecido com o homem que está construindo uma casa: cavou bem fundo e colocou os alicerces sobre a rocha; venha uma enchente, dê contra a casa, mas não conseguirá abalá-la porque foi construída com cuidado. 49 Pelo contrário, quem ouve e não pratica, é parecido com o homem que constrói a casa sem alicerces, à flor da terra; venha uma enchente contra ela e logo desabará. Será um desastre!”.