Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 17 de Setembro, 24ª Domingo Comum

Primeira Leitura: Eclo 27,33-28,9

30 Rancor e cólera são abomináveis, o pecador é quem os promove. 28,1 Quem se vinga experimentará a vingança do Senhor; o Senhor registrará os seus pecados. 2 Perdoa a teu próximo as suas faltas e então, ao rezares, teus pecados serão perdoados. 3 Se um homem guarda raiva de outro, como poderá pedir a Deus a cura? 4 Se não tem compaixão de um homem, seu semelhante, como suplicará por suas próprias faltas? 5 Se ele, que é carne, guarda rancor, quem lhe perdoará os pecados?

6 Lembra-te do teu fim e deixa de odiar; lembra-te da corrupção e da morte, e observa os mandamentos. 7 Lembra-te dos mandamentos e não guardes rancor do teu próximo; lembra-te da Aliança do Altíssimo e passa por cima da ofensa. Discórdias e brigas ensanguentam o mundo 8 Conserva-te longe das contendas e evitarás o pecado; o homem irascível acalora as disputas. 9 O pecador lança a discórdia entre os amigos e lança a divisão entre os que vivem em paz.

Salmo: Sl 102,1-2.3-4.9-10.11-12 (R. 8)

R. O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de clemência.

1 Bendize o teu Senhor, ó minha alma; louve todo o meu ser seu santo nome! 2 Sim, bendize o Senhor, ó minha alma, não esqueças nenhum de seus favores!

3 Pois perdoou as tuas culpas todas, de toda enfermidade te curou. 4 Salvou da sepultura a tua vida, cercou-te de carinho e compaixão.

9 Não leva a discussão até o fim, não guarda para sempre o seu rancor. 10 Não nos tratou segundo as nossas faltas, nem nos pagou segundo as nossas culpas.

11 Mais alto do que o céu por sobre a terra, é o amor do Senhor pelos que o temem. 12 Mais longe que o oriente do ocidente, ele afastou de nós nossos pecados.

Segunda Leitura: Rm 14,7-9

Irmãos:7 Ninguém de nós vive e ninguém de nós morre para si mesmo. 8 Porque se vivemos, vivemos para o Senhor, e se morremos, morremos para o Senhor. Tanto na vida como na morte pertencemos ao Senhor. 9 Porque, se Cristo morreu e ressuscitou, foi para reinar sobre os mortos e sobre os vivos.

Evangelho: Mt 18,21-35

Naquele tempo:21 Pedro, então, chegou perto de Jesus e lhe perguntou: “Senhor, quantas vezes terei de perdoar a meu irmão, se pecar contra mim? Até sete vezes?”. 22 Jesus lhe respondeu: “Eu não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23 A propósito, o reino dos céus é semelhante a um rei que quis acertar as contas com seus servidores. 24 Para começar, apresentaram-lhe um que devia dez mil moedas de grande valor. 25 Como não tinha com que pagar, ordenou ao senhor que o vendesse com sua mulher, seus filhos e todos os bens que possuía, para que desse modo saldasse a dívida. 26 Então, o servidor se atirou aos pés dele, suplicando: ‘Concede- me um prazo e eu te pagarei toda a dívida’. 27 Compadecido, o senhor deixou o servidor em liberdade e perdoou-lhe a dívida. 28 Ora, apenas saído, aquele servidor encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem pobres moedas. Agarrando-o pelo pescoço, sufocava-o, dizendo: ‘Paga o que deves!’ 29 Mas o companheiro, caindo a seus pés, suplicava-lhe, dizendo: ‘Concede-me um prazo e eu te pagarei tudo!’ 30 Mas ele não quis concordar; pelo contrário, foi-se embora e mandou jogá-lo na cadeia até pagar a dívida. 31 Vendo o que se passava, seus companheiros ficaram profundamente entristecidos e foram levar ao senhor a notícia desse caso. 32 Então, o senhor o chamou e disse-lhe: ‘Servidor cruel! Eu te perdoei toda a dívida, porque me suplicaste isso. 33 Não devias tu também ter pena do teu companheiro, como eu tive de ti?’ 34 E, encolerizado, o senhor o entregou aos carrascos, até que pagasse toda a dívida. 35 Do mesmo modo também procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão de todo o coração”.