Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

2ª-feira, 18 de Setembro, 24ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Tm 2,1-8

Caríssimo:1 Recomendo, pois, antes de tudo, que se façam pedidos, orações, súplicas e ações de graças por todos os homens. 2 Rezem pelos reis e por todos os que têm autoridade, para que possam levar vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade. 3 Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador. 4 Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem a conhecer perfeitamente a verdade. 5 Pois existe um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 6 que se entregou a si mesmo como resgate por todos.

Este é o testemunho dado no seu devido tempo. 7 Por isso fui enviado para pregar, ser apóstolo e ser mestre da fé e da verdade para os que não são judeus. Isto é verdade, e não estou mentindo. 8 Quero, portanto, que os homens rezem, onde quer que estejam, erguendo para o céu as mãos sem mancha de ódio e desentendimento.

Salmo: Sl 27 (28),2. 7. 8-9 (R. 6)

R. Bendito seja Deus, que ouviu meus brados.

2 Escuta a minha prece quando eu clamo, quando ergo ao santuário as minhas mãos.

7 é ele a minha força e o meu escudo! Nele eu acreditei e achei arrimo, por isso tenho em festa o coração.

8 O Senhor é a força do seu povo, baluarte e salvação do seu Ungido. 9 Salva o teu povo, bendize a tua herança; carrega-os para sempre nos teus braços!

Evangelho: Lc 7,1-10

Naquele tempo:1 Quando acabou o sermão dirigido ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum. 2 Havia ali o servo de um centurião a quem ele estimava muito. Ele estava bem mal, quase à morte. 3 O centurião ouviu falar de Jesus e lhe enviou alguns anciãos dos judeus para lhe pedirem que viesse curar o servo. 4 Apresentaram-se a Jesus e lhe pediam com insistência: “Ele merece que lhe faças este favor, 5 porque ama a nossa gente e foi ele quem construiu nossa sinagoga”. 6 Jesus partiu com eles. Já não estava longe da casa, quando o centurião lhe enviou uns amigos para lhe dizerem: “Senhor, não te incomodes mais, porque não sou digno de que entres na minha casa 7 — tanto que nem me julguei digno de ir ter contigo —, mas dize uma só palavra, e esse meu filho ficará bom. 8 Porque eu também, embora sendo um subalterno, tenho soldados às minhas ordens: e digo a um: ‘Vai lá!’, e ele vai, e a outro: ‘Vem cá!’ e o outro vem, e a meu servo: ‘Faze isto!’, e faz”. 9 Ouvindo isto, Jesus ficou muito admirado com ele. E, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu vos garanto: nem mesmo em Israel achei tamanha fé!”.10 Os enviados voltaram para casa e encontraram o servo completamente são.