Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

3ª-feira, 19 de Setembro, 24ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Tm 3,1-13

Caríssimo: 1 Este é um ensinamento verdadeiro: se alguém deseja o cargo de epíscopo, procura excelente trabalho. 2 É necessário, portanto, que o epíscopo seja alguém irrepreensível, marido de uma só mulher, honesto, prudente, moderado, hospitaleiro, controlado, capaz de ensinar. 3 Não exagere na bebida, nem seja violento, mas atencioso, pacífico, desinteressado. 4 Dirija bem sua própria casa, de modo que seus filhos lhe obedeçam e vivam honestamente. 5 Pois quem não sabe governar a própria casa, como cuidará de uma Igreja de Deus? 6 Quem foi convertido há pouco tempo não pode ser epíscopo, porque pode ficar cheio de orgulho e merecer a mesma condenação que o demônio teve.

7 Também deve ter boa fama entre os que não são vossos para não ser desmoralizado e não cair na armadilha do demônio. 8 Os diáconos, igualmente, devem ser pessoas respeitáveis, sinceras, mas não escravos do vinho, nem ávidos por lucros desonestos. 9 Eles devem guardar o mistério da fé com a consciência limpa. 10 Eles também precisam ser examinados antes; se forem considerados dignos, poderão servir no diaconato.11 Suas esposas também devem ser respeitáveis e não faladeiras. Precisam ser moderadas e fiéis em tudo.12 Os diáconos devem ser casados uma só vez e dirigir bem os filhos e a casa. 13 Pois os que cumprem bem este ofício chegam a ter posições elevadas, e grande coragem para defender a fé em Cristo Jesus.

Salmo: Sl 100 (101),1-2ab. 2cd-3ab. 5. 6 (R. 2c)

R. Desejo caminhar de coração perfeito.

1 Quero cantar, Senhor, a justiça e a graça, louvar-te ao som da cítara! 2ab Eu buscarei trilhar um caminho sem mancha; quando virás a mim?

2cd Desejo caminhar de coração perfeito, com toda a minha casa. 3ab Jamais terá lugar debaixo dos meus olhos qualquer ação perversa.

5 A quem, a se esconder, denigra o seu amigo, eu o farei calar-se. O homem de olhar soberbo e coração inflado, não o suportarei.

6 Para os bons do país volverei os meus olhos, hão de habitar comigo! Aquele que seguir a estrada da inocência há de ser meu ministro.

Evangelho: Lc 7,11-17

Naquele tempo 11 Jesus foi para uma cidade chamada Naim, acompanhado de seus discípulos e de enorme multidão.12 Aproximava-se da entrada da cidade, quando saía o enterro do filho único de uma viúva. Muita gente da cidade a acompanhava. 13 Ao vê-la, o Senhor ficou com muita pena dela e lhe disse: “Não chores”.14 Depois, tocou no esquife e os que o carregavam pararam. Então, ele disse: “Rapaz, eu te ordeno: levanta-te”.15 O morto se ergueu, sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou a sua mãe.16 Cheios de temor, todos louvavam a Deus com estas palavras: “Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo”. 17 E essa opinião a seu respeito espalhou-se por toda a Judeia e pelas regiões vizinhas.