Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

6ª-feira, 22 de Setembro, 24ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura:1Tm 6,2c-12

Caríssimo: 2c É isso que deves ensinar e recomendar. 3 Se alguém ensina coisas diferentes, e não se mantém fiel às sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e ao ensino da nossa religião, 4 é um orgulhoso que não entende de nada, um espírito doentio, preocupado com problemas inúteis e discussões. Daí nascem as invejas, as brigas, os desaforos, as suspeitas malévolas, 5 as discussões inúteis de homens mal-intencionados, que não estão com a verdade, e que transformam a religião em fonte de lucros. 6 De fato, a religião é uma grande fonte de lucro, se nos contentamos com o que temos.

7 Como não trouxemos nada para o mundo, também dele não podemos levar nada. 8 Portanto, tendo roupa e comida, fiquemos satisfeitos com isto. 9 Quem quer ficar rico cai na armadilha, na tentação, numa multidão de desejos loucos e perigosos que precipitam os homens na perdição e na desgraça. 10 Porque a ganância pelo dinheiro é a raiz de todos os males. Apegados a ela, muitos se desviaram para longe da fé e se torturaram com muitos sofrimentos. 11 Tu, porém, homem de Deus, foge de tudo isso. Procura a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a bondade. 12 Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e da qual fizeste uma bela declaração diante de muitas testemunhas.

Salmo: Sl 48 (49),6-7. 8-10. 17-18. 19-20 (R. Mt 5,3)

R. Felizes os pobres em espírito, porque a eles pertence o reino dos céus.

6 Por que temer nos dias de desgraça a soberba dos maus que me rodeiam, 7 aqueles que confiam nas riquezas e da sua opulência se gloriam?

8 Como escapar à morte por dinheiro, como pagar a Deus nosso resgate? 9 Ora, a isenção da morte não tem preço, 10 não se compra uma vida para sempre.

17 Não temas pois se alguém se torna rico, se vês crescer os bens de sua casa: 18 nada leva consigo, quando morre, nem pode acompanhá-lo a sua glória.

19 Mesmo se nesta vida ele se gaba e o louvam porque tudo lhe sai bem, 20 irá juntar-se aos seus antepassados, que nunca mais verão a luz do dia.

Evangelho: Lc 8,1-3

Naquele tempo:1Jesus viajava de cidade em cidade, de povoado em povoado, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. 2 Com ele iam os Doze e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus ou de doenças: Maria, chamada a Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3 Joana, esposa de Cusa, um administrador de Herodes; Susana e muitas outras, que lhe prestavam ajuda com seus bens.