FORMAÇÃO BÍBLICA

TEMA Decretos: Atos dos Apóstolos
DATA/HORA 06 de Novembro às 19h30

Domingo, 24 de Setembro, 25ª Domingo Comum

Primeira Leitura: Is 55,6-96 Buscai a Javé enquanto pode ser achado, invocai-o enquanto está próximo. 7 O mau abandone seu caminho, e o criminoso, os seus pensamentos. Que se converta a Javé, que lhe perdoará; ao nosso Deus, generoso no perdão. 8 Vossos pensamentos não são os meus, e meus caminhos não são os vossos, oráculo de Javé. 9 Alto é o céu, sobre a terra, altos os meus caminhos, acima dos vossos, e meus pensamentos acima dos vossos.

Salmo: Sl 144,2-3.8-9.17-18 (R. 18a)

R. Perto está o Senhor de quem o invoca.

2 Dia após dia, quero bendizer-te, louvar teu nome, sempre e eternamente. 3 Senhor, és grande, a ti todo louvor: não se pode medir tua grandeza.

8 O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de ternura. 9 Benigno é o Senhor para com todos, de todos que criou se compadece.

17 Justo é o Senhor em todos os seus planos, ele é bondoso em suas obras todas.18 Perto está o Senhor de quem o invoca, de todos que o invocam de verdade.

Segunda Leitura: Fl 1,20c-24.27a

Irmãos: 20c Cristo será glorificado no meu corpo, quer eu viva, quer eu morra. 21 Para mim, verdadeiramente, o viver é Cristo e o morrer um lucro. 22 No entanto, se o viver na carne for um trabalho fecundo, não saberei escolher…23 Sinto-me pressionado dos dois lados: desejo ansiosamente partir para estar com Cristo, o que seria incomparavelmente muito melhor. 24 Ficar aqui, porém, é mais necessário, para o vosso bem. 25 E tenho a firme convicção de que ficarei e permanecerei no meio de todos vós, para progresso e alegria da vossa fé, 26 para que possais gloriar-vos ainda mais em Cristo Jesus por minha causa, em vista da minha volta para o meio de vós.27a Uma só coisa importa: comportar-vos como cidadãos de maneira digna do Evangelho de Cristo.

Evangelho: Mt 20,1-16a

Naquele tempo: Jesus contou esta parábola a seus discípulos:1 O reino dos céus é, na verdade, comparável a um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Depois que combinou a quantia de uma diária com os trabalhadores, eles os mandou para a sua vinha. 3 Saindo por volta das nove, viu outros, que estavam na praça desocupados. 4 Falou-lhes: ‘Ide também vós para minha vinha, e vos darei o que for justo’. 5 E eles foram. Saiu ainda por volta das doze e das três da tarde, e fez a mesma coisa. 6 Ao sair por volta das cinco da tarde, encontrou ainda outros que lá estavam, e lhes disse: ‘Por que ficais aqui o dia inteiro sem trabalhar?’. 7 Responderam-lhe: ‘Porque ninguém nos contratou!’ Ele lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha’. 8 Quando chegou a tarde, o proprietário da vinha disse ao seu administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes a quantia combinada para a diária, começando dos últimos e acabando nos primeiros’. 9 Então chegaram os que tinham ido pelas cinco, e recebeu cada qual a quantia de uma diária inteira. 10 Quando chegaram os primeiros, eles pensaram que iam receber mais. No entanto, também receberam só a quantia combinada. 11 Recebendo-a, criticavam o proprietário. 12 E diziam: ‘Estes últimos só trabalharam uma hora, e os igualaste a nós que suportamos o cansaço de um dia inteiro de trabalho debaixo de um sol quente’. 13 Mas o proprietário disse a um deles: ‘Meu amigo, não te faço injustiça. Não é verdade que combinaste comigo receber só a quantia de uma diária? 14 Toma a tua quantia e vai embora. Mas quero dar a este último tanto quanto a ti. 15 Acaso não posso fazer o que quero com as minhas coisas? Ou estás com inveja, porque eu fui bom para com eles?’. 16 Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”.