FORMAÇÃO BÍBLICA

DATA/HORA 06 de Novembro às 19h30

2ª-feira, 25 de Setembro, 25ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Esd 1,1-6

1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra de Javé proferida pela boca de Jeremias, Javé excitou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que fez, de viva voz e por escrito, esta proclamação, em todo o seu reino: 2 “Assim fala Ciro, rei da Pérsia: ‘Javé, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e ele mesmo me ordenou de lhe construir uma Casa em Jerusalém, que está em Judá. 3 Quem, dentre vós, é de seu povo? Que seu Deus esteja com ele; suba a Jerusalém, em Judá, e construa a Casa de Javé, Deus de Israel! É o Deus que está em Jerusalém.

4 E os povos que habitam todos os lugares onde estão os restantes de Judá, que esses povos ajudem com prata, ouro, objetos e rebanhos, presentes voluntários, para o Templo do Deus que habita em Jerusalém”. 5 Os chefes da família de Judá e de Benjamin, os sacerdotes e levitas, todos aqueles a quem Deus excitou o espírito ergueram-se para partir, com o fim de construir a Casa de Javé, que está em Jerusalém. 6 Os seus vizinhos ajudaram-nos fortemente com objetos de prata e ouro, utensílios, rebanhos e coisas preciosas, sem contar as oferendas voluntárias.

Salmo: Sl 125 (126),1-2ab.2cd-3. 4-5. 6 (R. 3a)

R. Maravilhas fez conosco o Senhor!

1 Quando o Senhor a Sião reconduzia os cativos, estar sonhando pensávamos. 2ab Tínhamos risos na boca e em nossos lábios, canções.

2cd Entre as nações exclamavam: “Deus fez por eles prodígios!”. 3 Sim, por nós fez maravilhas, e de alegria exultávamos!

4 Muda, Senhor, nossa sorte, como as torrentes do Sul: 5 Os que semeiam chorando colham a messe entre cânticos!

6 Saindo embora a chorar quem leva sua semente, possa voltar, entre hinos, trazendo os feixes colhidos!

Evangelho: Lc 8,16-18

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16 Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com uma vasilha ou a coloca debaixo da cama. Pelo contrário, coloca-a num lugar apropriado, para que todos os que entrem vejam a luz.17 Porque não há nada escondido que não seja um dia descoberto; nada de secreto, que não deva ser conhecido e divulgado. 18 Tomai cuidado, portanto, com o modo com que ouvis! Pois ao que tiver, lhe será dado; mas àquele que não tiver, será tirado até aquilo que julgava ter!”.