Secretaria: (84) 3615-2871

4ª-feira, 27 de Setembro, 25ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Esd 9,5-9

5 À hora da oblação vespertina, saí de minha aflição, com minhas vestes e meu manto rasgados e, caindo de joelhos, as mãos estendidas para Javé, meu Deus, 6 eu disse: “Meu Deus, estou por demais coberto de vergonha e confusão para erguer para ti a minha face, ó meu Deus; pois se multiplicaram os nossos pecados a ponto de ultrapassar as nossas cabeças, e nossa culpabilidade cresceu até o céu. 7 Desde os dias de nossos pais até este dia estamos em grande falta; e por causa dos nossos pecados fomos entregues, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, às mãos dos reis estrangeiros, à espada, ao cativeiro, à pilhagem e à vergonha, como é o caso atualmente.

8 E Javé, nosso Deus, nos mostrou por um momento sua misericórdia, deixando um resto de sobreviventes e concedendo-nos um asilo no seu santo lugar; assim nosso Deus iluminou nossos olhos e nos deu um pouco de vida no meio de nossa servidão. 9 Porque somos escravos, mas na nossa escravidão nosso Deus não nos abandonou. Inclinou para nós a benevolência dos reis da Pérsia, dando-nos bastante vida para reerguer a Casa de nosso Deus e restaurar suas ruínas e para nos dar uma morada protegida em Judá e em Jerusalém.

Salmo: Tb 13,2. 3-4a. 4bc. 5. 8 (R. 2a)

R. “Bendito seja Deus que vive eternamente.

2 “Bendito seja Deus que vive eternamente e pelos séculos perdura o seu reinado! Ele castiga e se compadece; conduz às profundezas das moradas subterrâneas e salva da grande ruína. Ninguém há que fuja da sua mão.

3 Louvai-o, filhos de Israel, na presença dos gentios, entre os quais ele vos dispersou! 4a E aí proclamai sua grandeza,

4bc exaltando-o diante de todo ser vivente. Pois é nosso Senhor e nosso Pai e Deus por todos os séculos.

5 Castiga-vos pelos vossos delitos, mas se comove por todos vós. Ele vos reunirá de todas as nações onde estais disseminados.

8 Convertei-vos, pecadores, praticai a justiça diante dele!

Evangelho: Lc 9,1-6

1Convocando os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade sobre os demônios, assim como poder de curar as doenças. 2 E os enviou a proclamar o Reino de Deus e curar os doentes. 3 Disse-lhes então: “Não leveis nada para a viagem, nem bordão, nem sacola, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas. 4 Seja qual for a casa em que entrardes, ficai ali e dali segui viagem. 5 E quanto aos que não vos acolherem, saí da sua cidade sacudindo a poeira dos pés em testemunho contra eles”. 6 Eles partiram, então, indo de povoado em povoado, anunciando a Boa-Nova, e curando por toda parte.