Secretaria: (84) 3615-2871

6ª-feira, 29 de Setembro, 25ª Semana do Tempo Comum

São Miguel, São Gabriel e São Rafael Arcanjos, festa

Primeira Leitura: Dn 7,9-10.13-14

9 Enquanto eu contemplava, foram colocados tronos e um Ancião se assentou. Sua veste: branca como neve; os cabelos da cabeça: puros como lã. Seu trono: flamas de fogo com rodas de fogo ardente. 10 Corria um rio de fogo, saindo de diante dele. Milhares e milhares o serviam, miríade de miríades diante dele. O tribunal tomou assento e os livros foram abertos. 13 Eu contemplava, nas visões noturnas. Eis: com as nuvens do céu veio algo como um Filho do Homem. Ele chegou até o Ancião ao qual foi apresentado. 14 Foi-lhe dado império, honra e realeza e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é um império eterno que jamais passará e o seu reino não será destruído.

Salmo: Sl 137(138),1-2a.2bc-3.4-5 (R. 1c)

R. Quero cantar-te em face dos teus anjos.

1 Senhor, de coração eu te agradeço, atendeste às palavras do meu lábio, quero cantar-te em face dos teus anjos. 2a Ante o teu templo santo eu me prosterno:

2bc És clemente e fiel, louvo o teu nome, tua promessa e nome engrandeceste.3 Tu me atendeste quando eu te invoquei, aumentaste o vigor da minha alma.

4 Todos os reis da terra hão de louvar-te, ao ouvir as promessas dos teus lábios. 5 Celebrarão, ó Deus, os teus caminhos, porque é grande, Senhor, a tua glória.

Evangelho: Jo 1,47-51

Naquele tempo, 47 Jesus viu Natanael que vinha a seu encontro e disse a seu respeito: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”.48 Natanael respondeu: “De onde me conheces?”. Jesus respondeu:“Antes que Filipe te chamasse eu te vi, quando estavas debaixo da figueira”. 49 Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, és o rei de Israel!”. 50 Jesus acrescentou: “Crês somente porque afirmei que te vi debaixo da figueira? Verás ainda coisas maiores”. 51 E concluiu: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.

Leitura Facultativa

Primeira Leitura: Ap 12,7-12a

7 Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o dragão. O dragão e seus  njos combateram, 8 mas não conseguiram vencer, nem se encontrou mais o seu lugar no céu. 9 O grande dragão, a antiga serpente, chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro, foi derrubado, e seus anjos foram atirados com ele na terra. 10 E eu ouvi no céu uma forte voz que dizia: “Agora, a salvação, o poder e o reino são do nosso Deus e a força é do seu Ungido, porque foi derrubado o acusador de nossos irmãos que os acusava, dia e noite, diante do nosso Deus! 11 Mas eles o venceram por causa do sangue do Cordeiro e da palavra do seu testemunho, desprezando a própria vida até a morte. 12a Por isso alegrai-vos, ó céus e todos os seus habitantes!