Primeira Leitura: Ez 18,25-28
Assim diz o Senhor: 25 Direis, talvez, que o caminho do Senhor não é reto. Pois escutai, gente da casa de Israel! É meu caminho que não é reto ou vossos caminhos que não são retos? 26 Se o justo voltar as costas à justiça, cometer a impiedade e morrer, será por causa de sua impiedade que morrerá. 27 Se o ímpio voltar as costas à impiedade que praticar e agir segundo o direito e a justiça, ele salvará a sua vida. 28 Já que se converteu de todas as iniquidades por ele praticadas, por isso ele salvará a sua vida, não morrerá.
Salmo: Sl 24,4bc-5.6-7.8-9 (R. 6a)
R. Recorda-te de mim no teu amor!
4 Revela-me, Senhor, os teus caminhos; faze-me conhecer tuas veredas! 5 Pela tua verdade me orientes, pois és o Deus da minha salvação. Em ti, Senhor, espero o dia todo;
6 recorda-te de mim no teu amor! Não te esqueças, Senhor, do teu amor, nem da tua bondade: são eternos. 7 Não lembres minhas faltas quando moço; nem, em tua bondade, os meus pecados.
8O senhor é bondade e retidão, ele ensina o caminho aos pecadores.9 Guia pela justiça os pequeninos, ensina ao povo humilde a sua estrada.
Segunda Leitura: Fl 2,1-11
Irmãos:1 Portanto, se sabeis o que é um consolo em Cristo, um conforto de caridade, uma comunhão no Espírito, uma compassiva ternura, 2 enchei-me de alegria. Para isto vivei em pleno acordo, tendo um mesmo amor, um mesmo coração, um só e mesmo sentimento. 3 Não procedais em nada com espírito de rivalidade e de vanglória, mas considerai humildemente os outros como superiores, 4 não procurando os próprios interesses, mas também os dos outros.5 Tende em vós os mesmos sentimentos que foram os de Cristo Jesus. Ele, embora 6 subsistindo como imagem de Deus, não julgou como um bem a ser conservado com ciúme sua igualdade com Deus, 7 muito pelo contrário: ele mesmo se reduziu a nada, assumindo condição de servo e tornando-se solidário com os homens. E sendo considerado homem, 8 humilhou-se ainda mais, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz! 9 Por isso é que Deus o exaltou grandemente e lhe deu um nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua proclame, para glória de Deus Pai: “Jesus Cristo é o Senhor!”.
Evangelho: Mt 21,28-32
Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Foi falar com o primeiro e disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje em minha vinha’. 29 E ele respondeu: ‘Não estou com vontade’, mas depois, arrependido, foi. 30 Depois, foi falar com o segundo e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Senhor!’, mas não foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai?”. Respondem-lhe: “O primeiro”. Jesus então lhes disse: “Eu vos declaro esta verdade: os tão desprezados cobradores de impostos e essas prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32 Com efeito, João veio até vós como exemplo e mestre da justiça, e não crestes nele. Entretanto, esses cobradores e essas prostitutas creram. Mas vós, nem mesmo diante de um tal exemplo, vos arrependestes crendo nele”.