Primeira Leitura: Ex 23,20-23
Assim diz o Senhor: 20 Vou enviar um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que eu preparei. 21 Toma cuidado na sua presença, e escuta a sua voz. Não te revoltes contra ele, pois não perdoará as vossas transgressões: nele está o meu Nome! 22 Se escutares atentamente a sua voz e fizeres tudo o que eu te disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23 E meu anjo caminhará diante de ti e te conduzirá à terra dos amorreus, dos heteus, dos fereseus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, aos quais exterminarei.
Salmo: Sl 90(91),1-2.3-4.5-6.10-11 (R. 11)
R. Pois a seus anjos Deus ordenará em teus caminhos todos te guardarem.
1 Feliz o que se abriga sob o Altíssimo, do Todo-poderoso vive à sombra! 2 Dize ao Senhor: “Tu és o meu refúgio; meu baluarte, o Deus em quem confio!”.
3 Do ardil do caçador te guardará, do contágio da peste que arruína. 4 Ele te cobrirá com suas asas, encontrarás abrigo em suas penas. Sua fidelidade se assemelha a uma couraça e escudo que protegem.
5 Não terás a temer o horror da noite, nem a flecha que voa em plena luz; 6 nem a peste que ronda pelas trevas, o contágio que alastra ao meio-dia.
10 Jamais te atingirá desgraça alguma, nem chegará o mal à tua casa.11 Pois a seus anjos Deus ordenará em teus caminhos todos te guardarem.
Evangelho: Mt 18,1-5.10
1 Naquele momento os discípulos aproximaram-se de Jesus para perguntar: “Quem é o maior no Reino dos céus?”. 2 Jesus chamou um menino, colocou-o no meio deles, 3 e respondeu: “Eu vos declaro esta verdade: se não vos tornardes de novo como os meninos, não podereis entrar no Reino dos céus. 4 Portanto, aquele que se fizer pequeno como este menino será o maior no Reino dos céus. 5 Quem acolher um menino como este em meu nome, é a mim que acolherá.10 Cuidado! Não desprezeis um só destes pequeninos! Porque eu vos digo que os seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.