Secretaria: (84) 3615-2871

5ª-feira, 05 de Outubro, 26ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ne 8,1-4a.5-6.7b-12

Naqueles dias:1 Todo o povo se reuniu como um só homem na praça que estava diante da Porta das Águas. E disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que Javé havia prescrito a Israel. 2 O sacerdote Esdras trouxe a Lei diante da assembleia, os homens e as mulheres e todos os que podiam compreender: era o primeiro dia do sétimo mês. 3 Ele leu o Livro, desde a manhã até o meio do dia, na praça que está diante da Porta das Águas, em presença dos homens e das mulheres e de todos os que compreendiam; todo o povo ouvia atentamente a leitura do Livro da Lei. 4a Esdras, o escriba, se mantinha de pé sobre um estrado de madeira, construído para isso. 5 Esdras abriu o Livro diante de todo o povo — porque ele dominava todo o povo —, e quando ele abriu o Livro, todo o povo se pôs de pé. 6 Esdras bendisse a Javé, o grande Deus, e todo o povo respondeu, elevando as mãos: “Amém! Amém!”. Depois, eles se inclinaram e se prosternaram diante de Javé. 7b Os levitas explicavam a Lei ao povo, enquanto ele permanecia de pé na praça. 12 E todo o povo foi comer e beber; enviou porções e entregou-se a uma grande alegria. Porque compreenderam as palavras que lhes fizeram conhecer.

Salmo: Sl 18(19), 8. 9. 10. 11 (R. 9a)

R.  As normas do Senhor são todas justas, ao coração alegram.

8 Sim, a lei do Senhor é sem defeito, ela conforta a alma. Seguro é o testemunho do Senhor, torna sábios os simples.

9 As normas do Senhor são todas justas, ao coração alegram. É reto o mandamento do Senhor, clareia os nossos olhos.

10 O temor do Senhor é o que há de puro, para sempre nos firma. São os seus julgamentos verdadeiros, todos eles justiça.

11 Eles são mais que o ouro desejáveis, mais que o ouro mais fino são ainda mais doces do que o mel, do que escorre dos favos.

Evangelho: Lc 10,1-12

Naquele tempo: 1 O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, à sua frente a todas as cidades e lugares aonde ele estava para ir. 2 E lhes disse: “A colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi ao dono da colheita que envie operários para a sua colheita. 3 Ide! Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias; e não saudeis ninguém pelo caminho. 5 Em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’. 6 E se houver ali um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não houver, ela voltará para vós. 7 Permanecei nesta mesma casa, comendo e bebendo o que vos servirem, porque o trabalhador tem direito ao seu salário. Não mudeis de uma casa para outra. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos for servido; 9 curai seus doentes e dizei aos seus moradores: ‘O Reino de Deus está perto de vós!’. 10 Mas, na cidade onde entrardes, se não vos acolherem, saí pelas praças e dizei: 11 ‘Até a poeira da vossa cidade que grudou em nossos pés nós sacudimos contra vós. Ficai sabendo, contudo, que o Reino de Deus está perto!’. 12 Eu vos garanto: naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade.