Secretaria: (84) 3615-2871

6ª-feira, 06 de Outubro, 26ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Br 1,15-22

15 A justiça cabe ao Senhor, nosso Deus, mas o rubor cobre as nossas faces, como hoje sucede aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém, 16 aos nossos reis e príncipes, aos nossos sacerdotes e profetas e aos nossos pais,17 pois temos pecado na presença do Senhor, 18 temos-lhe desobedecido e não temos dado ouvidos à voz do Senhor, nosso Deus, não querendo seguir os preceitos que nos propôs. 19 Desde o dia em que o Senhor tirou os nossos pais do Egito, até hoje, fomos indóceis ao Senhor, nosso Deus. Mostramo-nos negligentes em escutar sua voz. 20 Por isso, têm pegado em nós as desgraças e a maldição que o Senhor propôs ao seu servo Moisés, quando tirou os nossos pais do Egito, dando-nos um país que transborda leite e mel, como ainda hoje se dá. 21 Mas não temos prestado ouvidos à voz do Senhor, nosso Deus, segundo todas as palavras dos profetas que nos enviou: 22 Cada um de nós tem seguido as más inclinações do seu coração, servindo a deuses estranhos e praticando o que desagrada ao Senhor, nosso Deus.

Salmo: Sl 78,1-2. 3-5. 8. 9 (R. 9b)

R. Liberta-nos por causa do teu nome, ó Senhor!

1 As nações invadiram tua herança, profanaram, Senhor, teu templo santo: Jerusalém é um monte de ruínas. 2 Entregaram os corpos dos teus servos aos pássaros do céu como pastagem, os teus fiéis aos animais da terra.

3 Derramaram seu sangue como água, Jerusalém por ele foi cercada; não houve quem lhes desse sepultura! 4 Opróbrio dos vizinhos nos tornamos, e somos para todos que nos cercam um motivo de riso e zombaria. 5 Até quando, Senhor, a tua cólera? Vais acaso irritar-te eternamente? Arderá como fogo a tua ira?

8 Não lembres contra nós dos pais a culpa, mas venha ao nosso encontro o teu amor; imensa humilhação nos acabrunha!

9 Ajuda-nos, ó Deus, salvador nosso; liberta-nos por causa do teu nome, perdoa por teu nome nossos crimes!

Evangelho: Lc 10,13-16

Naquele tempo, disse Jesus: 13 Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se os milagres realizados em vós tivessem sido feitos em Tiro ou Sidon, há muito que elas teriam se convertido, sentadas no chão, vestidas com sacos e cobertas de cinzas! 14 Portanto, no juízo, Tiro e Sidon terão melhor destino que vós! 15 E tu, ó Cafarnaum, por acaso pensas que serás elevada até o céu? Serás atirada no inferno. 16 Quem vos ouve, a mim é que ouve; quem vos rejeita, a mim é que rejeita, e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.