Secretaria: (84) 3615-2871

Sábado, 07 de Outubro, 26ª Semana do Tempo Comum

Nossa Senhora do Rosário. Memória

Primeira Leitura: At 1,12-14

Depois que Jesus foi elevado ao céu, os apóstolos 12 voltaram para Jerusalém, descendo da colina que se chama “Monte das Oliveiras”, que fica a uns 800 metros de Jerusalém. 13 Depois de terem entrado na cidade, subiram ao andar de cima da casa, onde costumavam ficar. Ali estavam Pedro, João, Tiago e André; Filipe e Tomé; Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelota, e Judas, filho de Tiago. 14 Todos eles rezavam constantemente na mais íntima união, com algumas mulheres, com Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

Salmo: Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)

R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

46 Então, Maria disse: “Minha alma engrandece o Senhor, 47 meu espírito alegra-se intensamente em Deus meu Salvador

48 porque olhou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas. Santo é Seu Nome

50  Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem. 51 Manifestou a força de seu braço, dispersou os homens de coração soberbo.

52 Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes. 53 Deixou os famintos satisfeitos, despediu os ricos de mãos vazias.

54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se da sua misericórdia 55 conforme tinha prometido aos nossos pais —para com Abraão e sua descendência, para sempre!”.

Evangelho: Lc 1,26-38

26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi mandado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e lhe disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. 29 Ela se perturbou com estas palavras e perguntava de si para si o significado desta saudação. 30 Mas o anjo continuou: “Não tenhas medo, Maria! achaste graça diante de Deus. 31 Conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33 Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó e seu reino não terá fim”. 34 Então, Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso? Pois sou virgem”. 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá em sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será santo e será chamado Filho de Deus. 36 Vê: também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. E ela, que era chamada estéril, já está no sexto mês; 37 porque a Deus nada é impossível”. 38 Maria disse então: “Eis aqui a serva do Senhor. Seja-me feito segundo a tua palavra”. E o anjo a deixou.