Primeira Leitura: Jl 1,13-15; 2,1-2
13 Vesti-vos de penitentes e chorai, sacerdotes! Erguei vossas lamentações, servidores do altar! Vinde, passai a noite vestidos de saco, ministros de meu Deus! Pois a casa de vosso Deus está desprovida de oferendas e de sacrifícios de libação. 14 Prescrevei um jejum sagrado, convocai uma solenidade; reuni os anciãos, todos os habitantes do país na casa de Javé, vosso Deus. E clamai a Javé: 15 “Ai! que dia!” porque está próximo o Dia de Javé, e ele chega como uma devastação mandada pelo Todo-poderoso!2,1 Tocai a trombeta em Sião, dai o alarme em minha santa Montanha! Tremam todos os habitantes da terra, porque vem aí o Dia de Javé, e ele já está próximo! 2 Dia de trevas e de escuridão, dia nublado e tenebroso! Um povo numeroso e forte se espalha sobre as montanhas como a aurora: igual a ele nunca existiu desde os séculos antigos, e depois dele nunca mais existirá pelos anos afora de geração em geração.
Salmo: Sl 9,2-3. 6.16. 8-9 (R. 9a)
R. O Senhor julgará o mundo com justiça.
2 De coração, Senhor, eu te agradeço: as tuas maravilhas vou narrar. 3 Em ti é que eu me alegro e rejubilo, salmodio ao teu nome, Deus Altíssimo.
6 Tu dobraste as nações, puniste os ímpios, apagaste os seus nomes para sempre.
16 Tombam os maus no fosso que cavaram, prendem seus pés no laço que estenderam.
8 Eis que o Senhor sentou-se no seu trono, ei-lo no tribunal do julgamento.
9 E julgará o mundo com justiça, julgará as nações com equidade.
Evangelho: Lc 11,15-26
Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio: 15 Mas alguns disseram: “É em nome de Beelzebul, príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios!”. 16 Outros, para especular qual era o seu poder, pediam um milagre que viesse do céu. 17 Mas Jesus, como conhecia os pensamentos deles, disse: “Todo reino dividido dentro de si mesmo ficará arruinado, caindo casa sobre casa. 18 Se Satanás em si mesmo está dividido, como é que o seu reino se manterá? Por que vós dizeis que é em nome de Beelzebul que expulso os demônios? 19 Se na verdade eu expulso os demônios em nome de Beelzebul, em nome de quem é que vossos filhos os expulsam? Por isso mesmo, eles é que serão vossos juízes. 20 Mas, se é pelo dedo de Deus que expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21 Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão seguros.22 Mas se outro mais forte aparece e o vence, tira-lhe todas as armas em que confiava e distribui os seus despojos.23 Quem não está comigo está contra mim; e quem não recolhe comigo dispersa.24 Quando o espírito imundo sai de um homem, vagueia por lugares áridos, procurando repouso. Como não o encontra, pensa: ‘Voltarei para minha casa donde saí’. 25 Mas quando volta, encontra a casa varrida e arrumada. 26 Então, vai chamar outros’ sete espíritos piores do que ele, entram nela e se instalam. E o estado final desse homem fica sendo pior que o primeiro”.