Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 15 de Outubro, 28ª Domingo Comum

Primeira Leitura: Is 25, 6-10a

6 Javé dos exércitos preparará, a todos os povos, neste monte, um festim de carnes gordas e bom vinho; carnes gordas, suculentas, vinhos bons e puros. 7 Ele tirará, sobre esta Montanha, o véu de luto que cobre os povos, e a mortalha de sobre as nações. 8 Ele destruirá a Morte para sempre. O Senhor Javé enxugará as lágrimas de todas as faces; tirará o opróbrio de seu povo, e de toda a terra, porque Javé falou. 9 Dir-se-á, naquele dia:“Vede! É nosso Deus, de quem esperamos a salvação. É Javé, no qual esperamos. Alegremo-nos, jubilemos de sua salvação!”.10 Porque a mão de Javé repousa sobre esta Montanha.

Salmo: Sl 22,1-3a.3b-4.5-6 (R. 6cd)

R. Minha casa é a do Senhor pelo resto dos meus dias!

1 O Senhor é o meu pastor: não me falta coisa alguma! 2 Em campinas verdejantes me coloca a repousar. 3a Me conduz às águas frescas e alma nova ele me dá!3b Faz que eu siga o bom caminho pela honra do seu nome. 4 Se atravesso o vale escuro, nada temo: estás comigo! Teu bordão e teu cajado, ao meu lado, me dão força.

5 Pões a mesa à minha frente, bem defronte do inimigo; de óleo unges-me a cabeça, e o meu cálice transborda.6 Só felicidade e graça toda a vida hão de seguir-me; minha casa é a do Senhor pelo resto dos meus dias!

Segunda Leitura: Fl 4,12-14.19-20

Irmãos:12 Sei viver na necessidade e na fartura. Estou habituado a toda e qualquer condição de vida: a de estar saciado ou passar fome, estar na abundância ou na pobreza. 13 Tudo posso naquele que me torna forte. 14 No entanto, fizestes bem tomando parte nas minhas tribulações. 19 O meu Deus há de satisfazer esplendidamente em Cristo Jesus a todas as vossas necessidades, na medida da sua riqueza. 20 Glória ao nosso Deus e Pai para sempre! Amém!

Evangelho: Mt 22,1-141 Jesus voltou a lhes falar em parábolas: 2 “O reino dos céus é como um rei que preparou uma festa para o casamento do seu filho. 3 E mandou os servidores chamar os convidados para o casamento, mas eles não quiseram ir. 4 Mandou de novo outros servidores com estas palavras: ‘Dizei aos convidados: Eis que preparei meu banquete. Meus bois e meus outros animais de engorda já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde ao casamento!’ 5 Mas eles não fizeram caso e lá se foram, um para o seu campo, outro para o seu comércio. 6 E os mais agarraram os servidores, cobriram-nos de insultos e os mataram. 7 Então o rei se enfureceu e enviou os seus exércitos, que exterminaram aqueles assassinos e atearam fogo à sua cidade. 8 Disse então aos servidores:‘O banquete está pronto, mas os convidados não se mostraram dignos. 9 Ide, então, às saídas das estradas e convidai para o banquete a quantos encontrardes’. 10 Saíram aqueles servidores pelas estradas, e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala do banquete ficou repleta de convidados. 11 Então o rei entrou para ver os convidados e notou ali que uma pessoa não tinha o traje de casamento. 12 Disse-lhe: ‘Meu amigo, como entraste aqui sem estar com o traje de casamento?’ O outro ficou calado. 13 Então o rei disse aos servidores:‘Amarrai-lhe mãos e pés e lançai-o nas trevas. Lá haverá choro e ranger de dentes’. 14 Com efeito, muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos”.