Secretaria: (84) 3615-2871

3ª-feira, 17 de Outubro, 28ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura:  Rm 1,16-25

Irmãos: 16 Eu não me envergonho do Evangelho, que é um poder divino para a salvação dos que creem, dos judeus primeiro, e depois dos pagãos. 17 Porque nele se manifesta a justiça de Deus, pela fé e para a fé, como está escrito: O justo viverá da fé! 18 Realmente, a ira de Deus se revela do alto do céu contra qualquer impiedade e injustiça dos homens, homens que com sua injustiça oprimem a verdade. 19 Porque tudo o que se pode conhecer de Deus é manifesto para eles: Deus o manifestou a eles. 20 Desde a própria criação do mundo, a inteligência pode perceber as perfeições invisíveis de Deus, seu poder eterno e sua natureza divina, através de suas obras. Por isso é que para eles não há desculpas. 21 Porque, mesmo conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, mas se perderam em seus raciocínios falsos, e o seu coração insensato mergulhou na escuridão. 22 Pretenderam ser sábios e tornaram-se estúpidos! 23 Substituíram a glória do Deus imortal por imagens que representavam homens mortais, aves, quadrúpedes e répteis. 24 Por isso, Deus os entregou à imundície pelos desejos de seus corações, de modo que aviltaram eles mesmos seus próprios corpos.25 Eles confundiram o verdadeiro Deus com seres falsos, prestaram culto e adoração às criaturas em lugar do Criador, o qual é bendito para sempre! Amém!

Salmo: Sl 18 (19),2-3. 4-5 (R. 2a)

R. Cantam os céus a glória do Senhor.

2 Cantam os céus a glória do Senhor, o firmamento, a obra de seus dedos. 3 Proclama um dia ao outro a sua nova, sopra uma noite à outra o seu segredo.

4 Não por meio de frases ou palavras, nem por vozes que possam ser ouvidas; 5 mas soa em toda a terra o que proclamam, chega aos confins do mundo o que eles dizem! Deus pôs no mar a tenda para o sol.

Evangelho: Lc 11,37-41

Naquele tempo: 37 Tendo acabado de falar, certo fariseu o convidou para jantar em sua casa. Jesus entrou e sentou-se à mesa. 38 O fariseu se espantou quando viu que Jesus não tinha feito as abluções antes da refeição.39 Mas o Senhor lhe disse: “Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas vosso interior está cheio de cobiça e maldade! 40 Loucos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41 Antes, dai de esmola o que houver dentro dos copos e dos pratos e todas as coisas serão puras para vós!