Secretaria: (84) 3615-2871

5ª-feira, 19 de Outubro, 28ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Rm 3,21-30

Irmãos: 21 Mas agora, independentemente da Lei, a justiça de Deus se tornou manifesta; a Lei e os profetas dão testemunho a respeito dela.22 E a justificação que vem de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, é dada a todos aqueles que creem. Não há distinção alguma. 23 Todos pecaram e estão privados da glória de Deus, 24 e todos estão sendo justificados gratuitamente pela sua graça, em virtude da redenção realizada por Jesus Cristo. 25 Deus o designou para servir de meio de expiação do pecado, pela sua morte sacrifical que se torna efetiva mediante a fé. Deus quis com isso demonstrar sua justiça, porque no tempo de sua tolerância tinha passado por cima dos pecados de outrora, 26 com o fim de mostrar sua justiça agora, no tempo presente, provando que ele próprio é justo e que justifica todo homem que coloca sua fé em Jesus. 27 Há, então, motivo de orgulho? Está excluído. Em virtude de que lei? Da observância das obras? Absolutamente não! Mas em virtude da fé! 28 Por isso concluímos que o homem é justificado pela fé, sem a prática da Lei. 29 Será que Deus é só dos judeus? Ele também não é Deus dos pagãos? Sim, também dos pagãos. 30 Realmente existe um só Deus que justificará, pela fé, os circuncidados e pela mesma fé os que não estão circuncidados. 31 Então, pela fé, esvaziamos a Lei de seu valor? Absolutamente não. Pelo contrário, nós a tornamos ainda mais firme!

Salmo: Sl 129,1-2. 3-4. 5-6 (R. 7)

R. Pois junto do Senhor se encontra a graça, copiosa redenção.

1 Das profundezas clamo a ti Senhor: 2 escuta o meu apelo. Senhor, tornem-se atentos teus ouvidos à voz da minha súplica!

3 Se lembrares, Senhor, nossos pecados, quem o suportará? 4 Mas junto a ti encontra-se o perdão, para que te sirvamos.

5 Espero em ti, Senhor, e minha alma tua palavra espera. 6 Mais confiante que os guardas pela aurora, ela espera o Senhor!

Evangelho: Lc 11,47-54

Naquele tempo disse Jesus:47 Ai de vós, porque construís sepulcros para os profetas, quando vossos pais é que os mataram! 48 Assim, sois testemunhas e aprovais as obras dos vossos pais: eles os mataram e vós construís seus sepulcros! 49 Por isso disse a sabedoria de Deus: ‘Vou lhes mandar profetas e apóstolos; matarão a uns e perseguirão a outros.50 Por conseguinte, a esta geração se pedirá conta do sangue de todos os profetas, que foi derramado desde o começo do mundo: 51 Desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o Santuário!’. Eu vos garanto: vai ser pedida conta a esta geração! 52 Ai de vós, mestres da lei, que retendes a chave da porta da ciência! Vós mesmos não entrastes e impedistes os que queriam entrar!”.53 Quando saiu de lá, os escribas e fariseus começaram a tratá-lo hostilmente e a provocá-lo a falar sobre muitos assuntos, preparando-lhe ciladas. 54 Queriam surpreendê-lo em alguma palavra saída da sua boca.