Primeira Leitura: Rm 4,1-8
Irmãos: 1 Que diremos que conseguiu Abraão, nosso pai, segundo a carne? 2 Se Abraão, de fato, se justificou por meio de suas obras, ele tem de que se orgulhar. Mas não diante de Deus. 3 Pois não é o que diz a Escritura: Abraão creu em Deus e isso lhe foi creditado para a sua justificação? 4 Para quem trabalha, o salário não é uma gratificação, é uma dívida. 5 Quanto ao que não trabalha, mas põe sua fé naquele que torna justo o perverso, a fé é creditada também para sua justificação. 6 Tanto assim, que Davi celebra a felicidade do homem a quem Deus atribui a justificação independentemente das obras: 7 Felizes aqueles cujas ofensas foram perdoadas e cujos pecados foram cobertos! 8 Feliz o homem cujo pecado o Senhor não leva em conta!
Salmo: Sl 31,1-2. 5. 11 (R. Cf. 7)
R. Tu me salvas da angústia, ó meu refúgio, em hinos de alegria tu me envolves.
1 Feliz o pecador que é perdoado, aquele cuja falta foi coberta! 2 Feliz o que o Senhor vê sem malícia, e já não tem engano em seu espírito!
5 Enfim te confessei o meu pecado, já não mais escondi a minha culpa. Disse: “Vou confessar a minha falta!”, e o meu pecado, ó Deus, absolveste!
11 “Alegrai-vos, ó justos, no Senhor; retos de coração, exultai todos!
Evangelho: Lc 12,1-7
Naquele tempo:1 Entretanto, milhares de pessoas se ajuntavam à multidão, de modo que se esmagavam uns aos outros. E Jesus começou a dizer: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus: a hipocrisia. 2 Não há nada encoberto, que não se venha a descobrir; nem escondido, que não se venha a saber. 3 Por isso, tudo o que tiverdes dito nas trevas será ouvido em plena luz; e o que tiverdes dito ao ouvido, num quarto retirado da casa, será proclamado por cima dos terraços. 4 Eu vos digo, meus amigos: não temais os que matam o corpo e depois disso nada mais podem fazer. 5 Eu vos mostrarei de quem deveis ter medo: temei aquele que, depois de matar, tem o poder de lançar na geena! Deste, sim, eu vos digo, deveis ter medo. 6 Não se vendem cinco pardais por duas pequenas moedas? E, no entanto, nem um só deles está esquecido diante de Deus! Mais que isso, até os cabelos de vossas cabeças estão contados. 7 Então não tenhais medo: valeis mais do que muitos pardais.