Primeira Leitura: Is 45,1.4-6
1 Fala Javé a seu ungido, Ciro, que eu tomei pela mão direita para bater as nações diante dele e desatar o cinto dos reis, forçar diante dele os batentes, para que não se fechem as Portas:4 Por causa de meu servo Jacó e de Israel, meu eleito, é que te chamei pelo nome, enobrecendo-te, sem que me conheças. 5 Sou Javé, sem outro igual, somente eu, sem outro Deus. Sem me conheceres, fiz-te pegar nas armas 6 para que se saiba: do levante ao ocaso, tudo é nada sem mim. Sou Javé, sem outro igual.
Salmo: Sl 95,1.2a.3.4-5.7-8.9-10a.c (R. 7ab)
R. Dai ao Senhor, famílias das nações, dai ao Senhor aplausos e louvores.
1 Entoai ao Senhor um canto novo; sim, cantai ao Senhor, ó terra inteira!
2a Celebrai o Senhor, louvai seu nome.
3 Mostrai entre as nações a sua glória, entre todos os povos seus prodígios.
4 Grande é o Senhor, merece toda honra; mais que todos os deuses é terrível. 5 Pois nada são os deuses das nações, mas o Senhor, quem fez o céu foi ele!
7 Dai ao Senhor, famílias das nações, dai ao Senhor aplausos e louvores. 8 Dai ao Senhor a glória do seu nome; trazei-lhe uma oblação, vinde aos seus átrios.
9 Prostrai-vos diante dele em vestes sacras; diante dele tremei, ó terra inteira!10a Dizei entre as nações: “Reina o Senhor!”10c ele governa os povos com justiça.
Segunda Leitura: 1Ts 1,1-5b
1 Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, que está com Deus Pai e com o Senhor Jesus Cristo. A graça e a paz estejam convosco. 2 Damos sempre graças a Deus por todos vós, quando fazemos menção de vós em nossas orações, 3 relembrando sem cessar, na presença de nosso Deus e Pai, a atividade da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a vossa constante esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4 Sabemos, irmãos, que sois amados de Deus, e seus eleitos. 5 Pois o Evangelho que anunciamos não vos foi apresentado unicamente por palavras, mas mostrou superabundantemente seu poder pela ação do Espírito Santo.
Evangelho: Mt 22,15-21
Naquele tempo:15 os fariseus foram decidir em conselho como armar uma cilada a Jesus com uma pergunta.16 Enviaram-lhe alguns discípulos, acompanhados dos herodianos, para dizer-lhe: “Mestre, sabemos que és sincero e ensinas com franqueza o caminho de Deus, sem te deixares influenciar por quem quer que seja, porque não olhas para a categoria das pessoas. 17 Dize-nos, então, o que pensas: é permitido, ou não, pagar imposto a César?”. 18 Mas Jesus percebeu sua intenção perversa e respondeu: “Hipócritas! Por que me preparais esta cilada? 19 Mostrai-me a moeda do imposto”. Eles lhe apresentaram uma moeda de prata.20Perguntou-lhes:“De quem é esta imagem e esta inscrição?”. 21 Responderam-lhe: “De César”. Ao que ele lhes disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.