Secretaria: (84) 3615-2871

2ª-Feira, 30 de Outubro, 30ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Rm 8,12-17

12 Portanto, irmãos, não devemos nada à carne, para vivermos segundo a carne. 13 Pois, se viveis segundo a carne, estais caminhando para a morte. Mas se, pelo Espírito, fazeis morrer as obras da carne, vós vivereis. 14 Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Não recebestes o espírito de escravidão para recairdes no medo, mas recebestes o espírito de filhos que nos faz clamar: Abbá! Papai! 16 E o próprio Espírito se une ao nosso espírito para atestar que somos filhos de Deus. 17 Se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Porque, se tomamos parte nos seus sofrimentos, também tomaremos parte na sua glória.

Salmo: Sl 67 (68),2.4. 6-7ab. 20-21 (R. 21a)

R. Deus é o Senhor e pode nos salvar.

2 Ergue-se Deus, e foge o adversário; dispersa-se o inimigo ao ver-lhe a face.

4 Mas ante a sua face exulta o justo, rejubila-se e dança de alegria.

6 Sim, no seu templo santo Deus habita, amparo da viúva e pai dos órfãos. 7 Dá o Senhor um lar ao sem-família, abre ao cativo a porta da alegria.

20 Bendito seja Deus dia por dia, é ele que nos leva nos seus braços. 21 Deus é o Senhor e pode nos salvar; Deus é o Senhor, liberta-nos da morte.

Evangelho: Lc 13,10-17

10 Certa vez, Jesus estava ensinando numa sinagoga, num dia de sábado. 11 Lá estava também uma mulher possessa, havia dezoito anos, de um espírito que a mantinha doente: andava toda curvada e não podia, de modo algum levantar a cabeça. 12 Quando Jesus a viu, chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13 Ele lhe impôs as mãos e, no mesmo instante, ela se endireitou e começou a glorificar a Deus. 14 Mas o chefe da sinagoga ficou indignado porque Jesus tinha curado num sábado e tomou a palavra para dizer à multidão: “Há seis dias em que se deve trabalhar. Vinde, portanto, nesses dias para serdes curados, e não no sábado”. 15 O Senhor respondeu: “Hipócritas! No sábado cada um de vós não tira do estábulo o boi ou o jumento e os leva para beber? 16 E esta filha de Abraão, que Satanás manteve ligada dezoito anos, não poderia ficar livre desta prisão no sábado?”. 17 Diante do que ele dizia, todos os seus adversários ficaram envergonhados, enquanto a multidão inteira exultava com as coisas maravilhosas que ele fazia.