Secretaria: (84) 3615-2871

Sábado, 04 de Novembro, 30ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Rm 11,1-2a.11-12.25-29

Irmãos: 1 Por isso eu pergunto: Será que Deus rejeitou o seu povo? De modo nenhum! Eu também sou israelita, descendente de Abraão da tribo de Benjamim. 2a Deus não rejeitou seu povo que ele escolheu desde o princípio. 11 Por isso, pergunto: por acaso tropeçaram para que caíssem? De forma alguma! Mas sua falta ensejou a salvação aos pagãos provocando o ciúme de Israel. 12 Se a sua queda traz riqueza para o mundo e a sua minoria, riqueza para os pagãos, o que não fará sua total participação? 25 Meus irmãos, não quero que ignoreis o seguinte mistério, para não ficardes vaidosos com vossa sabedoria: uma parte de Israel ficou na cegueira, até o tempo em que o número completo dos pagãos tiver entrado. 26 E então, Israel em peso será salvo, como está escrito: O Salvador virá de Sião e vai afastar toda a impiedade do meio de Jacó. 27 É esta aliança que farei com eles, quando eu tirar os seus pecados. 28 É verdade que, em relação ao Evangelho, eles são inimigos por vossa causa, mas, em relação à escolha divina, eles são amados por causa dos patriarcas. 29 Porque os dons de Deus e a vocação são irrevogáveis.

Salmo: Sl 93 (94),12-13a. 14-15. 17-18 (R. 14a)

R. Jamais o Senhor deixa o seu povo.

12 Feliz, Senhor, aquele a quem ensinas, a quem formas segundo a tua lei, 13a a fim de dar-lhe alívio na desgraça,

14 Pois jamais o Senhor deixa o seu povo, ele nunca rejeita a sua herança! 15 Voltarão à Justiça os julgamentos, todos os homens retos vão segui-la.

17 Se o Senhor não viesse em minha ajuda, já teria o silêncio por morada!18 Quando estava a exclamar: “Meu pé vacila!”, sustentou-me, Senhor, a tua graça.

Evangelho: Lc 14,1.7-11

1 Jesus tinha entrado num sábado para uma refeição na casa de um dos chefes entre os fariseus, e estava sendo observado. 7 Depois, reparando que os convidados escolhiam para si os primeiros lugares, contou-lhes uma parábola: 8 “Quando fores convidado por alguém para uma festa de casamento, não ocupes logo o primeiro lugar, porque pode haver entre os convidados um mais importante do que tu, 9 e o que convidou a ti e ao outro poderá chegar e te dizer: ‘Dá o lugar a este’. E envergonhado irás ocupar o último lugar. 10 Pelo contrário, quando fores convidado, ocupa o último lugar para que, quando chegar o que convidou a ti e ao outro, diga: ‘Amigo, vem mais para a frente’. Então serás prestigiado diante de todos os convidados.11 Porque todo o que se exalta será humilhado, e todo o que se humilha será exaltado”.