Padre José Marcelo C. Cruz

José Marcelo Cezarino Cruz, nasceu no dia 08 de outubro no ano de 1980, em Santo Antônio-RN, no Hospital Maternidade Rodopiano de Azevedo. Tendo como pai, o Sr. José Cezarino Cruz e mãe a Sra. Maria de Fátima Paulino da Cruz, sendo seus avôs paternos: Abdias Cezarino Cruz e Rita Vitelbino da Cruz, e maternos: Manoel Olavo Paulino e Maria José Olavo Paulino. Foi batizado no dia 25 de Janeiro do ano seguinte em Lagoa D`Anta- RN, na Igreja de Santa Terezinha. Tendo como padrinhos o Sr. Jorge Pereira de Brito e a Sra. Rita de Brito e como madrinha de apresentação a jovem Lúcia. A santa Missa foi presidida pelo Pe. Matias Patrício de Macedo, pároco da paróquia Imaculada Conceição - Nova Cruz-RN. No dia 27 de setembro de 1995 recebeu o Corpo de Cristo pela primeira vez, pelas mãos do Reverendíssimo Sr. Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior e foi crismado no dia 27 de outubro de 1997 em Nova Cruz-RN, por ocasião da visita pastoral, a cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales.

 

Despertou a vocação para o sacerdócio aos 16 anos e aos 18 ingressou no Seminário de São Pedro da Arquidiocese de Natal-RN.

No dia 29 de Janeiro de 1999 houve a missa de envio em Lagoa D`Anta na Igreja Santa Terezinha, onde havia recebido o sacramento do Batismo, essa Missa foi presidida pelo Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior, o mesmo que o encaminhou para o Seminário e ajudou nos primeiros passos da caminhada vocacional. No dia 31 de janeiro chegou ao Seminário, situado na Rua Mipibu-Petrópolis-Natal-RN, ali foram dados verdadeiramente os primeiros passos no processo de formação. No ano seguinte trocou a casa, mas não o IDEAL, o Seminário Menor mudou-se para Emaús-Parnamirim-RN. Em Emaús residiu por dois anos.

No ano de 2002 chegou ao “Casarão de Ouro da Arquidiocese” situado na Avenida Campos Sales-Tirol-Natal. No final do primeiro semestre do ano 2003, voltou para Emaús, dessa vez como Prefeito de disciplina do Seminário Menor e Propedêutico, lá permaneceu por mais dois anos. Retornou para o “Casarão de Ouro”, para assim, concluir os estudos. No ano de 2003 concluiu os estudos filosóficos, defendendo o seguinte tema: “Síntese: Fé e Razão Numa Perspectiva Cristã” teve como orientadora, a Ir. Aurélia Sotero Ângelo. O trabalho foi apresentado no auditório do Seminário de São Pedro. Concluiu a teologia no ano de 2007, defendendo como síntese o seguinte tema: “O Cristo na Fé dos Apóstolos”, teve como orientador o Pe. Cláudio Luiz de Carvalho. A apresent ação foi realizada no auditório da livraria Paulinas.

 

Processo conclusivo:

- Leitorato - 5 de dezembro do ano do Senhor de 2005, memória de São Zacarias e Santa Izabel. Cerimônia realizada no Santuário de Santa Terezinha, no Tirol-Natal-RN.

- Acolitato - 31 de agosto do Ano do Senhor de 2006, memória de São Raimundo Nonato. Cerimônia realizada na Catedral Metropolitana de Natal.

- Admissão - 4 de dezembro do Ano do Senhor de 2007, memória de São João Damasceno e Santa Bárbara. Cerimônia realizada na Capela do Seminário de São Pedro.

- Diaconato - 5 de março do Ano do Senhor de 2008, memória de São Gerásimo e Aniversário (oitavo) de Beatificação dos Proto-Mártires do Brasil. Cerimônia realizada no Monumento aos Proto-Mártires, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo. O Mesmo sacerdote que lhe conferiu o sacramento do Batismo.

- Presbiterato- 7 de Outubro do Ano do Senhor de 2008, memória de Nossa Senhora do Rosário. Cerimônia realizada na Catedral Metropolitana de Natal, Dom Matias  foi o Bispo ordenando
Etapas:

1999 - 2000: Seminário Menor;

2001: Propedêutico;

2002 - 2003: Filosofia;

2004 - 2007: Teologia;

 

Experiências Pastorais:

2002 - 2003: Paróquia Imaculada Conceição-Nova Cruz;

2003 - 2004: Seminário de São Pedro, Prefeito de disciplina,

2005 - 2006: Paróquia de Nossa Senhora do Ó - Nísia floresta;

2007: Paróquia de são João Batista - Pendências;

2008: Pastoral Carcerária e Área Pastoral de Santa Clara, Pitimbu-Natal-RN.

 

“Tudo para honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Cf. I Tm 1,17

No dia  seguinte da Ordenação, em Lagoa d`Anta-RN, terra natal, presidiu a Santa Missa pela primeira vez, realizou-se na Igreja de Santa Terezinha, onde havia recebido o sacramento do Batismo. No dia 15 do mesmo mês apresentou-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes( Igreja do Pe. João Maria), Petrópolis/ Natal- RN. A data marca também sua chegada como Vigário Paroquial, mas, sua provisão Canônica foi datada de 30 de Outubro de 2008. O Pe. Marcelo Cezarino passou a resedi na  Travessa Aprígio Alves, em Petrópolis, onde permanaceu por 3 meses.

Em 22 de Janeiro de 2009 mudou-se para a Rua Gamaragibe no bairo de Mãe Luiza-Natal/RN, passando assim a morar na mesma casa onde viveu o "Profeta do Morro", Pe. Sabino Gentille, juntamente com o pe. Robério Camilo da Silva, e o Pe. Alberto Carlos Riverte. Ali permaneceu até o dia 27 de julho de 2009.

No dia 03 de Agosto de 200 9, assumiu a Vice-Reitoria do Se minário de São Pedro (data da Provisão Canônica), casa onde foi formado, assim passou a reside no "Casarão de Ouro" da Arquidiocese de Natal, situado na Av. Campos Sales. Na função permaneceu até o dia 31 de Dezembro do Ano do Senhor de 2009. Trabalhou na  Equipe de  Formação juntamente com o Pe. Valtair Lira  Lucas (Reitor), Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz (Vice- Reitor) e Pe. Elielson Cassimiro de Almeida (Vice- Reitor).  
No dia 15 de Janeiro de 2010  fez sua mudança para a "Casa do Clero" em Emús- Parnamirim/RN, da Paróquia do Beato André de Soveral, tornou-se  Vigário Paroquial, cooperando com o então Administrador paroquial, o Pe. Valdir Cândido de Morais. Sua Provisão Canônica foi datada de 01 de Fevereiro de 2010.

No ano de 2010 coopera também na Coordenação Arquidiocesana da PCr- Pastoral Carcerária e assumi a  funçao de Diretor de Pastoral do Seminário de São Pedro.

No dia 07 de outubro do Ano do Senhor de  2010 recebeu sua provisão de  Administrador Paroquial da paróquia do Beato André de Soveral.

Em 2013, mais precisamente no dia 19 de agosto daquele ano, Padre Marcelo assume, como pároco, a Paróquia de São João Batista em Lagoa Seca.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Versículo do Dia

Informações


+ Rua São João, 1363, Lagoa Seca, Natal/RN.

+ Tel.: (84) 3615-2871

+ pascom@paroquiasaojoaonatal.org.br

+ Pároco: Pe. Marcelo C. Cruz

+ Secretaria: 08h às 11h | 13h30 às 17h30

Link's Úteis

Arquidiocese de Natal CNBB Vaticano
 Biblia Catolica Radios Net  Radio Sao Joao

 

!-- Piwik -->