A Paróquia de São João Batista se prepara para acolher seu novo vigário Paroquial, Padre Lucas Neto. O sacerdote chega a paróquia dia 07 de fevereiro do corrente ano, num domingo, e a acolhida será na Igreja Matriz, durante a Missa às 18h.
Padre Lucas Neto, era Pároco da Paróquia São José de Anchieta, no bairro de Lagoa Nova, Zona sul da capital, e passará a partir do dia 07 de fevereiro a exercer seu ministério no solo paroquial de Lagoa Seca.
No último domingo, dia 1º de julho, às 18h, na Igreja Matriz de São João Batista, foi celebrada a Santa Missa da Solenidade de São Pedro e São Paulo. Nesta Celebração, tivemos a grande alegria de acolher o novo Vigário Paroquial desta comunidade, o Padre Janilson Francisco de Macêdo.
Pe. Janilson de Macêdo, assume sua nova missão neste solo paroquial, a partir deste dia. Muitos paroquianos se fizeram presentes para acolher o novo vigário, que muito ajudará no pastoreio desse rebanho. A comunidade mostrou muita hospitalidade e uma acolhida calorosa ao novo padre e aos visitantes, vindos de algumas paróquias por onde ele passou.
Após o atentado, acontecido há quatro meses e nove dias, devotos de São João Batista, fiéis da Paróquia de Lagoa Seca, acolhem a imagem do seu Padroeiro, restaurada pelas mãos do artesão, Thiago Restauração, que com zelo, carinho, e muita dedicação, doou seu tempo e profissionalismo, na realização deste trabalho.
COMO ACONTECEU No dia 23 de agosto de 2017, o Padre José Marcelo Cezarino, celebrava uma Missa de 7º Dia, na Igreja São João Batista, quando um homem entrou no templo pela porta lateral na hora em que se fazia o ofertório. Ele andou tranquilamente e em silêncio até o nicho (um altar de 1,7 metros onde a imagem estava) e o empurrou com força.
A violência foi tão grande que o nicho, que é colado no chão, caiu e quebrou todo, sem nenhuma possibilidade de ser restaurado. Mas a imagem poderá ser recuperada.
Logo após derrubar o nicho com imagem, o homem saiu andando tranquilamente e deixou a igreja pela mesma porta por onde entrou.
Após a queda, a imagem do padroeiro ficou sem uma perna, um braço e parte da cabeça. A estátua tem 1,10 metros de altura e é mais antiga que a própria paróquia, que tem 55 anos, completados no último dia 09. Ela tem um valor muito maior que o financeiro para as pessoas e para a paróquia. É a primeira imagem do padroeiro, desde que a paróquia foi erguida.
No último sábado, dia 25 de novembro, 56 crianças da catequese receberam sua Primeira Eucaristia. A missa foi presidida pelo pároco, Pe. Marcelo Cezarino.
As crianças ajudaram também na liturgia, onde contribuíram com os cânticos e o salmo responsorial. Pais, familiares e amigos lotaram a paróquia na tarde de sábado para acompanhar este importante momento da iniciação cristã.
Em sua homilia, Pe. Marcelo destacou a importância da continuidade neste caminho. “Hoje é o começo, vocês se prepararam durante quase 1 ano, mas tem que continuar. Senão o que vai acontecer com esta semente? Ela vai morrer! Você joga a semente na terra, se você não cuida dela o que acontece? Ela não brota, ela morre. Assim com a nossa vida e com a nossa vida de fé também, tem que continuar”, exortou.