Para refletir - Edson Costa

Escola da Fé - O Precursor

Irmãos e irmãs, a Paz de Cristo!

Rendemos graças ao Bom Deus pela Escola da Fé O Precursor, que neste ano de 2021 caminha no seu décimo primeiro ano de atividades no solo paroquial da São João Batista, bairro de Lagoa Seca, Natal/RN. Iniciativa do Pe. José Nazareno nos idos do ano de 2010. O Pe. Marcelo Cezarino, o nosso atual Diretor Espiritual, deu continuidade ao trabalho iniciado pelo Pe. Nazareno, continuou o apoio o que fez com que a Escola da Fé, O Precursor, singrasse os mares do conhecimento a mais de uma década, oxalá mais tempo possa desbravar o oceano dos mistérios divinos. Todos os Sacerdotes que deixaram a sua marca em nossa Paróquia sempre a apoiaram. A presença dos paroquianos e de todos os que buscam avançar para águas mais profundas dos mistérios divinos são os que, juntamente com a Paróquia, veem construindo a história desta Escola. Atualmente coordena as atividades desta Escola: Edson Batista da Costa, Elisa Batista dos Santos e Tânia Teixeira Lacerda.

E JESUS SENTOU-SE!

Dar-se o nome de Cátedra a cadeira professoral, do professor, de quem ensina. É da Cátedra Pontifícia que o Papa dirige sua palavra ao mundo. Falar "Ex cathedra" é "Falar de cadeira", isto é, ensinamento que vem do mestre. Sentar-se para ensinar é sinal de quem tem autoridade, está firmado, tranquilo, seguro. Sentar-se diante de amigos é sinal de quem não tem pressa, de quem quer conversar, dialogar, de quem tem tempo para o outro, para falar, como também para ouvir. Sem pressa. É bom quando alguém nos diz: "Sente um pouquinho, pra que essa pressa?", isso sinaliza para um diálogo.

A JUSTIÇA COMO CAMINHO PARA A PAZ!

Irmãs e irmãos, a Paz de Cristo!
A Campanha da Fraternidade deste ano, 2019, como já é sabido por todos (as), nos traz o Tema: Fraternidade e Políticas Públicas, e o lema: Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27).

O profeta Amós já falava da rejeição por parte de Deus aos cantos de louvor que o povo entoava. Louvavam a Deus, no entanto, não faziam justiça aos pobres e inocentes. Deus prefere "Ver brotar o direito como água e correr a justiça como torrente que não seca" ( Am 5,23-24); o profeta Isaías nos fala que o povo parece praticar a justiça, porém, mesmo quando jejuam só cuidam dos próprios interesses e exploram os trabalhadores (Is 58, 2-3);  Jeremias na sua vocação profética, proclama: "Pratiquem o direito e a justiça. Libertem o oprimido da mão do opressor; não tratem com violência, nem oprimam o imigrante, o órfão e a viúva (Jr 22, 3); a CF de 1996 nos trouxe o Tema: A Fraternidade e a Política. O belíssimo hino da campanha tinha como refrão o seu lema: Justiça e Paz se abraçarão! (Sl 85, 11).

O MUNDO DO ESPETÁCULO!

É, neste mundo do espetáculo o pobre para ser visto tem que estar inserido em um. Está sendo assim com o desastre ambiental ocorrido em Brumadinho MG recentemente e tantos outros como o da Samarco, também no mesmo estado, por exemplo. Aí o noticiário abre espaço para os pobres, lembram-se deles nos cultos, nas missas, até parece que antes eles não existiam mendigando atenção. Aí, depois serão relegados ao esquecimento até que outro espetáculo se apresente. Como nos diz o Papa Francisco na Bula O rosto da misericórdia, n.15: "Quantas feridas gravadas na carne de muitos que já não têm voz, porque o seu grito foi esmorecendo e se apagou por causa da indiferença dos povos ricos".

+ Secretaria:
Seg à Sexta-feira: 07h às 11h | 13h às 17h