Irmãs e irmãos, a Paz de Cristo!
A Campanha da Fraternidade deste ano, 2019, como já é sabido por todos (as), nos traz o Tema: Fraternidade e Políticas Públicas, e o lema: Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27).
O profeta Amós já falava da rejeição por parte de Deus aos cantos de louvor que o povo entoava. Louvavam a Deus, no entanto, não faziam justiça aos pobres e inocentes. Deus prefere "Ver brotar o direito como água e correr a justiça como torrente que não seca" ( Am 5,23-24); o profeta Isaías nos fala que o povo parece praticar a justiça, porém, mesmo quando jejuam só cuidam dos próprios interesses e exploram os trabalhadores (Is 58, 2-3); Jeremias na sua vocação profética, proclama: "Pratiquem o direito e a justiça. Libertem o oprimido da mão do opressor; não tratem com violência, nem oprimam o imigrante, o órfão e a viúva (Jr 22, 3); a CF de 1996 nos trouxe o Tema: A Fraternidade e a Política. O belíssimo hino da campanha tinha como refrão o seu lema: Justiça e Paz se abraçarão! (Sl 85, 11).
No plano de vida apresentado por Jesus Cristo, As Bem Aventuranças, o filho do homem nos disse: "Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu" (Mt 5, 11).
Meus irmãos e minhas irmãs, caminhos que apontam para uma vida de Paz não nos faltam, as Sagradas Escrituras já nos mostram. Que esta Campanha da Fraternidade nos ajude a não querer uma "justiça corretiva, punitiva", como caminho para a Paz, essa é humana. Que saibamos abraçar e praticar a justiça que se traduz em "libertação dos oprimidos e de oportunidades iguais para todos", essa é divina. Assim estaremos praticando A verdadeira JUSTIÇA COMO CAMINHO PARA A PAZ!
Edson Costa | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.