Secretaria: (84) 3615-2871 
        

E JESUS SENTOU-SE!

0
0
0
s2smodern

Dar-se o nome de Cátedra a cadeira professoral, do professor, de quem ensina. É da Cátedra Pontifícia que o Papa dirige sua palavra ao mundo. Falar "Ex cathedra" é "Falar de cadeira", isto é, ensinamento que vem do mestre. Sentar-se para ensinar é sinal de quem tem autoridade, está firmado, tranquilo, seguro. Sentar-se diante de amigos é sinal de quem não tem pressa, de quem quer conversar, dialogar, de quem tem tempo para o outro, para falar, como também para ouvir. Sem pressa. É bom quando alguém nos diz: "Sente um pouquinho, pra que essa pressa?", isso sinaliza para um diálogo.

Jesus sentou-se várias vezes quando estava acompanhado, para ensinar, para conversar, pois era o homem do diálogo. Em um sábado entrou na sinagoga, fez a leitura do profeta Isaías, depois sentou-se e disse:  "Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabaram de ouvir" (Lc 4, 14-30) e ficou dialogando; em Lc 5, 1-11, Jesus viu pescadores, e fazendo uma leitura do interior de cada um viu que estavam desolados por não terem feito uma pesca proveitosa, pois, era da pesca que eles tiravam os sustentos seus e de seus familiares. Subiu na barca de Simão e sentou-se e começou a ensinar-lhes. Depois convidou Pedro a uma nova pescaria, desta vez proveitosa. Quem sabe os seus ensinamentos dados anteriormente não tenham contribuído para encorajar Pedro a lançar as redes novamente, mesmo quando o cenário não se apresentava promissor! Jesus Passou-lhe confiança; nas Bem aventuranças, Mt 5, 1-12, Jesus sentou-se para nos propor um projeto de vida. Diante de uma multidão sedenta de pão ele sentou-se para conversar. Jesus sabia que bem mais do que sede de pão havia sede de amor, de atenção. Jesus nos conhece por dentro (Jo 2, 25). Eram excluídos, sem voz, sem vez. Eram os pobres, os empobrecidos. Quando alguém diante de outros senta-se, ele está nesse simples gesto convidando os outros a sentarem-se também, está convidando-os ao diálogo.

Esforcemo-nos para termos tempo para os outros, para sentarmo-nos com os outros, sem pressa, como o Cristo que sabia sentar-se para dar atenção ao próximo. Sem pressa.

Por: Edson Costa

Versículo do Dia

Informações


+ Rua São João, 1363, Lagoa Seca, Natal/RN.

+ Tel.: (84) 3615-2871

+ pascom@paroquiasaojoaonatal.org.br

+ Pároco: Pe. Marcelo C. Cruz

+ Secretaria: 08h às 11h | 13h30 às 17h30

Link's Úteis

Arquidiocese de Natal CNBB Vaticano
 Biblia Catolica Radios Net  Radio Sao Joao

 

!-- Piwik -->