Escola da Fé - O Precursor

Categoria: Para refletir - Edson Costa Escrito por Edson Costa

Irmãos e irmãs, a Paz de Cristo!

Rendemos graças ao Bom Deus pela Escola da Fé O Precursor, que neste ano de 2021 caminha no seu décimo primeiro ano de atividades no solo paroquial da São João Batista, bairro de Lagoa Seca, Natal/RN. Iniciativa do Pe. José Nazareno nos idos do ano de 2010. O Pe. Marcelo Cezarino, o nosso atual Diretor Espiritual, deu continuidade ao trabalho iniciado pelo Pe. Nazareno, continuou o apoio o que fez com que a Escola da Fé, O Precursor, singrasse os mares do conhecimento a mais de uma década, oxalá mais tempo possa desbravar o oceano dos mistérios divinos. Todos os Sacerdotes que deixaram a sua marca em nossa Paróquia sempre a apoiaram. A presença dos paroquianos e de todos os que buscam avançar para águas mais profundas dos mistérios divinos são os que, juntamente com a Paróquia, veem construindo a história desta Escola. Atualmente coordena as atividades desta Escola: Edson Batista da Costa, Elisa Batista dos Santos e Tânia Teixeira Lacerda.

A Escola surge diante de uma lacuna que se apresentava. A comunidade sempre se reunia para celebrar, por exemplo, a Santa Eucaristia, para a adoração ao Santíssimo, se reunia para as novenas; se reunia para festejar nas festas dos padroeiros; para planejar nas CPP’s – Conselho Pastoral Paroquial, nas assembleias de planejamento e avaliação. Percebe-se aí que faltava um momento para a comunidade se reunir e refletir sobre a fé professada.

Neste ínterim a Escola da Fé, O Precursor, discutiu temas que abrangem as dimensões: Doutrinal, Catequética, Litúrgica e Bíblica; CIC – Catecismo da Igreja Católica; DSI – Doutrina Social da Igreja; temas sobre a historicidade da Igreja e os mais diversos que nos ajudam a compreender a missão da Barca de Pedro. Os assessores ou facilitadores, aqueles que se debruçam sobre os temas para transmiti-los, que veem assessorar os encontros são: Sacerdotes, Diáconos, seminaristas, irmãos e irmãs religiosas, leigos e leigas das mais diversas localidades e da Paróquia São João Batista.

A Escola da Fé, O Precursor, não possui a pretensão de ser o único lugar da Paróquia para a formação, aprofundamento, centro de debates sobre a fé que professamos. É salutar que todas a pastorais, movimentos e serviços se reúnam para tal intento. No entanto, acreditamos que concomitantemente, além das pastorais, movimentos e serviços se reunirem para os estudos em particular é viável que, também, se reúnam nos Encontros da Escola da Fé, pois, ali se encontra todos que formam a Paróquia. A R Escola da Fé O Precursor Página 2 de 4 diversidade de pensamento assim é maior. E onde os encontros são abertos à comunidade.

O nome O Precursor vem, como nós sabemos, em alusão a São João Batista, precursor de Jesus Cristo e padroeiro da nossa Paróquia. A Escola tem como Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre a Pessoa de Jesus Cristo e de sua Igreja. Abraçou como Missão: Tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Aos que já creem, permitir um amadurecimento da Fé fazendo-nos Discípulos e Missionários (DAp). E adotou O Lema: Estarmos sempre prontos para darmos razões da nossa esperança. (DGAE 2011-2015, n.42; 1 Pd 3,15). Este Lema faz com que a Escola mergulhe nos mais variados temas para entendê-los dentro do contexto em que se apresentam. A mensagem do Salvador é a mesma ontem, hoje e sempre. No entanto, a sua transmissão deve ser adequada a cada época. Não se trata de adequar o Evangelho e sim adequar a linguagem.

Nesse período a Escola realizou mais de 225 encontros; abordou mais de 200 temas; e, passaram pela Escola mais de 50 assessores/facilitadores; e um inumerável grupo de participantes, tanto nos encontros presenciais como virtuais. Os encontros virtuais continuam, para acesso, nas mídias da nossa paróquia.

O Concílio Vaticano II, que grande impulso deu à Igreja Católica, reconhece a necessidade da Igreja em se abrir e dialogar com um mundo que se apresenta cada vez mais em constante mutação e de forma rápida. A Constituição pastoral Gaudium et Spes, sobre a Igreja no Mundo atual, é um registro deste reconhecimento. No seu proêmio, muito belo, diz: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo” (GS, n. 1). É a Igreja em saída que nos pede o Papa Francisco. Para criarmos a cultura do encontro. O diálogo é fundamental.

A Escola da Fé, O Precursor, vem dar a sua contribuição. Sabemos que a Igreja é convidada a dar respostas aos mais diversos desafios que se apresentam a todo o gênero humano, nos mais diversos momentos da história. O Papa Francisco nos diz na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, sobre a santidade no mundo atual: “É verdade que o discernimento espiritual não exclui as contribuições de sabedorias humanas, existenciais, psicológicas, sociológicas ou morais; mas transcende-as. Não bastam sequer as normas sábias da Igreja” (GE, n. 170).

Constatamos assim na fala do Sumo Pontífice que a Igreja tem que dialogar com o mundo nos mais diversos ambientes, com as mais diversas disciplinas; dialogar, por exemplo, com o mundo da Arte, da política, da ciência; fomentar o Ecumenismo e o Diálogo inter-religioso. Como toda a criação tem o seu ápice no Ser Humano, tudo que diz respeito a sua promoção deve ser objeto de análise. É a relação Fé e Vida que precisa ser observada.

No Antigo testamento quando a pessoa era colocada no centro era para ser condenada, vemos isso no episódio de Maria Madalena. Jesus vem e coloca o ser humano no centro para o promover, constatamos isso no momento em que O Cristo põe o homem da mão ressequida no centro e o cura. Perguntamos: o homem está no centro das atividades científicas? Está no centro das atividades econômicas? Está no centro das decisões políticas? No centro da educação? Tudo é desenvolvido para favorecê-lo?

Além dos temas propostos nas programações, a Escola sempre apresentou temas transversais a serem discutidos nos grupos de mídias, temas como: Campanha da Fraternidade, DGAE - Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 2019 - 2023, Exortação Apostólica Fratelli Tutti do Papa Francisco, Documentos da Igreja e tantos outros.

Não é raro sermos questionados pelo fato dos participantes da Escola da Fé, O Precursor, discutirem nos grupos de mídias os mais diversos assuntos, por exemplo, política, economia e não apenas o doutrinal. Todo e qualquer assunto que vise melhorar a condição humana deve ser discutido e analisado se está dentro da proposta, do projeto de Jesus Cristo, que é de vida plena para todos.

Vale salientar que o Marco Referencial da ação Pastoral Arquidiocesana de Natal-RN, ano 2016-2019, já previa no tópico Metas e Estratégias, Meta 03, Estratégias 6, a Ampliação da Escola de Fé e Política já presente na nossa Arquidiocese, favorecendo um conhecimento sobre a DSI – Doutrina Social da Igreja e uma Atuação sócio-política transformadora.

Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, Sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, o Papa Francisco no diz: “Apesar de se notar uma maior participação de muitos nos ministérios laicais, este compromisso não se reflete na penetração dos valores cristãos no mundo social, político e econômico; limita-se muitas vezes às tarefas no seio da Igreja, sem um empenhamento real pela aplicação do Evangelho na transformação da sociedade” (EG, n. 102).

Continua o Santo Padre: “Os pastores, acolhendo as contribuições das diversas ciências, têm o direito de exprimir opiniões sobre tudo aquilo que diz respeito à vida das pessoas, dado que a tarefa da evangelização implica e exige uma promoção integral de cada ser humano. Já não se pode afirmar que a religião deve limitar-se ao âmbito privado e serve apenas para preparar as almas para o céu. [...] Por isso, a conversão cristã exige rever ‘especialmente tudo o que diz respeito à ordem social e consecução do bem comum’” (ibidem, n. 182). Segue o sucessor de Pedro: “Por conseguinte, ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos” (ibidem, n. 183).

A Escola da Fé, O Precursor, reúne-se todas as três primeiras segundas feiras de cada mês. Atualmente os encontros são presenciais e virtuais. Quando presenciais acontecem no salão paroquial da Matriz da Paróquia São João Batista, rua São João, n. 1363, Lagoa Seca, Natal – RN / CEP: 59.022-390.
Tel.: (84) 3615-2871.
Localização: Rua que se inicia em frente ao corpo de Bombeiros da Av. Alexandrino de Alencar.
www.paroquiasaojoaonatal.org.br

Os encontros virtuais acontecem pelas mídias da Paroquia:
youtube.com/saojoaonatal
www.facebook.com/saojoaonatal
www.instagram.com/saojoaonatal
www.twitter.com/saojoaonatal
www.rádios.com.br/play/19437

Os que se interessarem em participar dos encontros virtuais podem enviar os seus contatos para: Edson Costa – 9 9214-8478 (w); Elisa Santos 9 8899-0195 (w) e Tânia Lacerda 9 9963-0442.

Gratidão a todos e todas que direta, indiretamente ou anonimamente nos acompanham e conosco ajudam a construir a História dessa Escola, deste centro do saber.

Oxalá, a Escola da Fé, O Precursor, possa seguir avançando para águas mais profundas e continuar a semear o Evangelho de Jesus Cristo contribuindo assim para que o Reino de Deus seja na terra como no céu.

Sintam-se convidados!


Bibliografia

Exortação Apostólica do Sumo Pontífice o Papa Francisco Evangelii Gaudium A Alegria do Evangelho do Santo Padre Francisco Sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Documentos do Magistério. Paulus Editora. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2013.

Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate do Santo Padre o Papa Francisco. Sobre a chamada à santidade no mundo atual. Paulinas – São Paulo. 1ª edição – 2018.

Constituição Pastoral Gaudium et Spes. Sobre a Igreja no mundo atual. Documento do Concílio Vaticano II.


Edson Batista da Costa é graduado em Teologia pela FAHS. Coordenador da CFE 2021 PSJB. 22.8.2021 – 23.33. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – 9 9214-8478 (w).

“É preciso compreender para crer, e crer para compreender.”
Santo Agostinho

Por Edson Costa